A PPG, fabricante de tintas e revestimentos e fornecedora de vernizes para fabricantes de latas metálicas, tem registrado nos últimos meses um importante aumento no volume de vendas dos vernizes especiais utilizados nas embalagens de latinhas de cervejas, refrigerantes e energéticos. Segundo a empresa, a inovação no acabamento obtida por meio da aplicação do produto nas embalagens foi muito bem aceita pelos consumidores, pois proporciona uma diferenciação das marcas no tão disputado espaço da gôndola no ponto de venda.
Um dos exemplos de sucesso é a lata de alumínio com acabamento em verniz táctil, que chama a atenção pela beleza e o alto relevo. Marcas de cervejas e de energéticos costumam utilizar esta tecnologia em algumas das suas embalagens para promover um acabamento diferenciado, que harmoniza com o design do rótulo.
A companhia destaca que a produção de verniz táctil triplicou no comparativo de 2016 a 2017. Já o verniz fosco, que é utilizado em parte das latas de alumínio no mercado, por exemplo, registrou um crescimento de 60% no mesmo período.
O crescimento deste mercado fez com que a fábrica da PPG, localizada na cidade de Sumaré (SP), nacionalizasse a produção dos vernizes especiais, que antes eram importados pela empresa e intensificasse o fornecimento da novidade aos grandes fabricantes de latas em todo o país, que atendem as principais marcas que figuram nas gôndolas.