A Coca-Cola Brasil passa a comercializar todas as garrafas retornáveis de PET de suas marcas de refrigerantes em um único formato. Isso quer dizer que, a cada volta à fábrica, a embalagem poderá ser envasada e receber um rótulo de papel destacável de qualquer produto da Coca-Cola Brasil.
Até agora, havia um modelo diferente de garrafa retornável para cada marca de refrigerante, com formato próprio e o rótulo impresso de forma permanente diretamente na embalagem. A tinta aplicada nas garrafas prejudicava a reciclagem do produto. A solução adotada, pioneira entre os fabricantes da Coca-Cola em todo o mundo, possibilitou adaptação nas linhas de produção para aplicar e retirar rótulos de papel a cada nova ciclo das garrafas. A iniciativa será replicada na América Latina em países como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
“Hoje estamos com cerca de 20% do nosso volume comercializado composto por embalagens retornáveis, e a meta é chegar a 30% até 2020”, afirma Diogo Gioia, gerente de operações da Coca-Cola Brasil. “Com as embalagens retornáveis, oferecemos produtos com a mesma qualidade, por um preço mais acessível”, conclui.
As novas garrafas já começaram a chegar ao mercado do Centro-Oeste. Até o final de outubro estarão disponíveis em São Paulo e em novembro no Nordeste. No Rio de Janeiro, as novas embalagens poderão ser encontradas a partir de dezembro.
Para o aumento de participação de retornáveis e das garrafas universais, a empresa está investindo cerca de 100 milhões de reais em infraestrutura, ampliação de linhas de envase, equipamentos de fábrica e compra de vasilhames.