A multinacional americana Avery Dennison, especializada em materiais para rótulos e comunicação visual, estabeleceu metas de sustentabilidade que devem ser alcançadas globalmente até o final de 2025. Entre elas, está a eliminação de 70% dos resíduos externos gerados pela cadeia de valor de autoadesivos.
Em conjunto com a Boomera, especializada em economia circular, a empresa idealizou projeto pioneiro na indústria, no país. A Natura e a CCL, cliente da Avery Dennison e fornecedora de rótulos para a marca de cosméticos, foram as parceiras escolhidas para a implementação do projeto piloto, que teve início no primeiro trimestre de 2018 e, agora, será expandido gradativamente para outros clientes e marcas.
O projeto consiste na coleta e no descarte correto de resíduos de liner de papel e de PET e também de esqueletos filme (BOPP/PE) da Avery Dennison, nos convertedores onde os rótulos são impressos e, nos usuários finais, ao serem aplicados nas embalagens dos produtos de diferentes tipos. A Boomera é responsável por gerenciar todo o processo, dentro dos clientes, e posterior coleta e encaminhamento às empresas recicladoras, que darão novos usos aos materiais.
“Escolhemos a Natura para o projeto piloto por ser, hoje, uma importante referência mundial no que se refere ao desenvolvimento sustentável de seus negócios. Além disso, a CCL, um importante cliente global, também compactua dos mesmos valores, formando, assim, um círculo virtuoso”, afirma Cecilia Mazza, líder de Sustentabilidade da Avery Dennison América Latina.
Com a expansão do programa, o objetivo da Avery Dennison é coletar e reciclar cerca de 200 toneladas de resíduos dos seus adesivos até dezembro deste ano. “Realmente uma iniciativa inovadora para nossa indústria, que promoverá resultados positivos junto aos nossos clientes e que servirá, inclusive, de benchmarking para outras unidades da Avery Dennison pelo mundo”, diz Cecilia.
Metas de Sustentabilidade até 2025
Entre as metas de Sustentabilidade estabelecidas pela Avery Dennison globalmente até 2025, estão:
- Produtos e Soluções: 70% dos produtos vendidos estarão em conformidade ou permitirão que os produtos finais estejam de acordo com nossos princípios ambientais e sociais
- Papel: Alcançar 100% de papel certificado, do qual, 70% terá certificação do Forest Stewardship Council (FSC)
- Filmes: 70% dos filmes comprados estarão em conformidade ou permitirão que os produtos finais estejam de acordo com nossos princípios ambientais e sociais
- Químicos: 70% dos químicos comprados estarão em conformidade ou permitirão que os produtos finais estejam de acordo com nossos princípios ambientais e sociais. Emissão de Gases: redução da emissão de gases de efeito estufa em 3% a cada ano
- Resíduos: Operações da empresa serão 95% livres de aterro sanitários, com pelo menos 75% dos resíduos reutilizados, reaproveitados ou reciclados. Também serão eliminados 70% dos resíduos derivados de nossos produtos (matrix e liner) em toda cadeia de valor
- Pessoas: continuar a promover uma cultura de diversidade, compromisso, segurança, produtividade de saúde
- Transparência: compromisso público com a transparência de nossa evolução e resultados