A Novelis comemora neste mês os 40 anos de sua fábrica em Pindamonhangaba. Inaugurada em 19 de abril de 1977 pelo então presidente da Alcan, Nathanael Davis, a unidade é considerada hoje o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América Latina.
A planta, que recebeu um investimento inicial de US$ 70 milhões, começou operando com uma capacidade de produção de 30 mil toneladas ao ano. Em 1986, um investimento para a expansão da fábrica permitiu a produção de chapas de alumínio para latas de bebida no Brasil.
“A fábrica de Pinda é o coração dos negócios da Novelis América do Sul. Desde 2011, foram cerca de U$ 900 milhões investidos na expansão e modernização da unidade, permitindo que a capacidade instalada da laminação atingisse 600 mil toneladas ao ano e transformando o Brasil em um dos líderes mundiais em reciclagem de latas de alumínio. No Brasil, a receita da empresa praticamente dobrou nos últimos seis anos e atingiu mais de R$ 5 bilhões de reais”, ressalta Tadeu Nardocci, presidente da Novelis na América do Sul.
Principal operação da Novelis na América do Sul, a unidade em Pindamonhangaba se destaca pela excelência operacional e equipamentos de ponta – referência no mundo todo. A planta de Pinda também é reconhecida pela gestão eficiente dos recursos naturais, como a redução de consumo de água no processo produtivo. Foram reduzidos 48 litros no consumo do recurso por tonelada de alumínio produzido no Brasil entre os anos fiscais de 2013 e 2016, o que representou uma diminuição de aproximadamente 13% no período.
A data também será comemorada com a exposição Reciclalata, mostra artística que reúne latas de alumínio gigantes personalizadas por artistas. Com o objetivo de conscientizar para os temas de reciclagem e sustentabilidade, a exposição já passou por cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro e termina sua itinerância em Pindamonhangaba, onde será exposta na Praça Monsenhor Marcondes e no Shopping Pátio Pinda.