Inovação é um dos temas do programa de capacitação destinado a empresários da indústria da transformação brasileira do plástico, promovido pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), uma iniciativa da Braskem – maior produtora de resinas termoplásticas das Américas e da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico).
Em 2016, a capacitação envolve 10 empresas e cerca de 30 pessoas. Desde 2014, as capacitações no tema Inovação já envolveram de mais de 20 empresas.
O objetivo é fomentar a competitividade dessa indústria, levando aos empresários do setor os conhecimentos sobre as ferramentas de gestão, de melhorias de processo e de inovação que estão disponíveis no mercado, além das formas de acesso a essas ferramentas e de adequação de cada uma delas ao tipo e tamanho da empresa em questão. Para tanto, os trabalhos são realizados com os empresários em grupo e também em atendimentos individuais para ajustes de estratégias.
Segundo Luis Fernando Cassinelli, da Elabora Consultoria, responsável por ministrar os Módulos de Inovação às indústrias de transformação do plástico, os empresários envolvidos se mostram extremamente comprometidos e preocupados em estarem preparados para aproveitar as oportunidades que surgem em tempos de mudanças tão expressivas na economia e no mercado de modo geral. “Muitas vezes, ajustes finos na gestão abrem espaços e oportunidades para que as empresas se tornem mais competitivas”, comenta Cassinelli. E completa: “há informação disponível, basta saber usar.”