A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, realizou entre os meses de junho e agosto, na Argentina, Brasil, Colômbia e México, o evento Innovation Day para divulgar os recursos oferecidos pela empresa que facilitam o desenvolvimento de aplicações de masterbatches de cor e aditivos. Participaram profissionais que atuam em transformadoras de plásticos, especificadores de embalagens, revistas especializadas e associações.
Em São Paulo, o encontro abordou temas relevantes à elaboração de projetos e incluiu visitas ao Laboratório e ao ColorWorks, complementada por palestras técnicas sobre aplicações de masterbatches para tornar os processos mais produtivos e agregar propriedades especiais às peças feitas em plástico. “Apresentamos propostas de valor inovadoras, demonstrando nosso conhecimento e experiência em tendências de cores e funcionalidades”, diz Esperanza Laserna, Gerente de Marketing da Unidade de Negócios de Masterbatches na América Latina, que explanou sobre o ColorWorks® do Brasil, reforçando sua importância na etapa de definição de cores e funcionalidade nos grandes projetos dos clientes.
O evento também promoveu o guia de tendência de cores ColorForward® 2017 publicado pela Clariant, reunindo 4 temas centrais, cada um representado por uma paleta de cinco cores. A intenção não é prever a “próxima cor do momento”, mas sim apresentá-las como uma experiência criativa. Para alguns, os temas das tendências e as paletas de cores servem como inspiração; para outros, confirmam o que eles já veem e pensam.
Tema: ANNOY FIRM OMIT
É um anagrama da frase “minha informação” (my information, em inglês) e tem a intenção de captar a ambígua natureza yin/yang do universo da informação. Data mining, ou a seleção sistemática de informações digitais para um fim específico, ocupa um lugar central no tema dessa tendência. A dualidade do mundo “web” é captada nas cores da tendência “annoy firm omit”. Duas das cinco cores são escuras e sinistras.
Tema: DELONELINATION
Em um mundo conectado, o último tabu é a solidão. “Delonelination é um chamado para o despertar,” afirma Judith van Vliet. É um alerta de que a solidão está crescendo, principalmente entre os jovens. As cinco cores que representam essa tendência são em geral pálidas e suaves, variando de um bege, para sugerir a necessidade humana de ser tratado com carinho, a um marrom simples.
Tema: NEBULOVE
Pode ser visto como uma antítese da solidão, pois reconhece uma tendência de relacionamentos complexos entre diversas pessoas interconectadas, que podem estar casadas ou não, dependendo daquilo que as satisfaz. As cores que representam esse tema são um verde/amarelo-claro, como a parte interna de um pepino, e um vermelho-difuso. Há um roxo-lilás e um laranja-amarronzado, quase um tom conhaque. Um rosa profundo e suave, chamado Perky Star, é usado para representar o “solteiro feliz”.
Tema: IT’S A TRAP!
A vida pode ser uma cilada. Ela pode ser difícil e estressante – ou simplesmente entediante – se você permitir que seja assim, por isso as pessoas estão começando a buscar novas formas de escapar, de aguçar sua curiosidade e explorar os limites da mente humana. Essa tendência fala sobre escapismo e a descoberta de novos modos de percepção. Não por acaso, as cores dessa tendência se aproximam de uma nova e autêntica estética.