A Baumgarten acaba de finalizar seu primeiro estudo de Análise de Ciclo de Vida de produto (ACV). A empresa é pioneira no assunto no mercado gráfico mundial, sendo precursora na aplicação da metodologia no setor. O projeto de ACV foi realizado em alinhamento com a estratégia de sustentabilidade da empresa, que visa diminuir o impacto ambiental de seus produtos.
Por meio da ACV a Baumgarten pretende reduzir o seu impacto ambiental, (i) através da escolha de fornecedores de matérias-primas e insumos que valorizam questões ambientais, (ii) por meio de projetos de redução de consumo de água, consumo de energia elétrica e geração de resíduos, (iii) e oferecendo ao cliente opções de produtos com menor impacto ambiental.
Este primeiro estudo compara a utilização de dois diferentes liners – PET e Glassine – e mensura os impactos ambientais desde a extração das matérias-primas até a entrega ao cliente. Desta forma, é possível reduzir o impacto ambiental ao longo da cadeia produtiva e oferecer ao cliente opções de compra de rótulos que apresentam impacto ambiental reduzido, além de qualidade e competitividade.
O estudo foi desenvolvido com a consultoria do SENAI Tecnologia Ambiental (Blumenau/SC) e revisado pela Geoklock Consultoria Ambiental e Engenharia Ambiental. Alguns resultados preliminares demonstram que há uma redução de até 15% nas emissões de CO2 equivalente e até 20% na geração de resíduos sólidos, dependendo do tipo de material utilizado no liner de seus rótulos.
A Baumgarten publicará mais informações sobre o estudo nas próximas semanas.