Um dos tópicos de destaque na Drupa 2016 será a produção de embalagem. Papéis com forte apelo sensorial combinados com técnicas de acabamento transformaram a embalagem em uma forma de publicidade de primeira linha. Sensores e displays eletrônicos tornam a embalagem inteligente, a impressão digital permite personalização.
Em uma mostra especial e separada, o Packaging Touchpoint irá refletir esta relevância desse mercado. “Nosso objetivo é usar o Touchpoint para identificar potencial no design e produção de embalagens”, diz Sabine Geldermann, diretora da Drupa. O espaço é voltado para marcas, designers de embalagem e fornecedores de serviço que já operam no setor de embalagem ou que pretendem entrar no segmento.
O fórum especial tem apoio da European Packaging Design Association (EPDA), associação europeia voltada para agências de embalagem e marcas. “Nós iremos cobrir todo o espectro do mundo da embalagem: necessidades técnicas e funcionais, considerações éticas e culturais, eficiência e lucratividade, a vasta gama de substratos através das tecnologias utilizadas”, explica Claudia Josephs, gerente de projeto da EPDA.
O Packaging Touchpoint é dividido em quatro future labs, ou laboratórios do futuro: “alimentos e bebidas”, “não-alimentício”, “farmacêutico” e “cosméticos”. Exemplos práticos de sucesso assim como potenciais soluções de produções futuras starão em exposição.
Veja aqui como ir à Drupa: