Passageiros de uma linha de trem do Japão podem usar embalagens de chocolate como passagem. A possibilidade foi proporcionada pela Nestlé, com a marca Kit Kat. A ideia faz parte de uma estratégia multinacional suíça para incentivar o turismo na região de Sanriku, no norte do país asiático, após os efeitos de um furacão que atingiu a região em 2011.
Como parte da iniciativa, os consumidores podem comprar pacotes especiais de Kit Kat por um valor menor que o custo normal do bilhete. E a empresa de trens autorizará o uso das embalagens como forma de pagamento.
O apoio da empresa de alimentos à região iniciou ainda em 2011, quando descobriu que os membros da equipe de reconstrução estavam presenteando uns aos outros com Kit Kats como mensagem de incentivo, devido à similaridade entre seu nome e a frase em japonês “Kitto-Katsu”, que quer dizer “Você com certeza vencerá”.
Após isso, a marca começou a doar 20 ienes (cerca de US$ 0,20) para a o projeto de reconstrução para cada barra de chocolate trocada. A KitKat também decorou dois dos trens e duas das estações reconstruídas com imagens de flor de cerejeira, que simboliza a esperança no Japão.
A ação acompanha os planos recentemente anunciados pelo governo japonês de oferecer Wi-Fi grátis para turistas que registrarem detalhes de seus passaportes na chegada ao país, a fim de aumentar as visitas de estrangeiros. Os bilhetes de trem dos chocolates KitKat estarão disponíveis no mês de junho e serão válidos até maio de 2015.