A Afeigraf – Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica anunciou seu novo logotipo.
O logotipo anterior da Associação, que remetia às cores da indústria gráfica (CMYK – ciano (Cyan), Magenta, amarelo (Yellow) e preto (blacK), com uso de letras serifadas) dá lugar a um estilo mais moderno e leve.
O novo logo possui apenas duas cores: cinza (preto 60%) e verde. A fonte escolhida, conforme explica Daniel Rodrigues, sócio-diretor da Agência Ayty Comunicação, que criou o novo logo, traz mais leveza e modernidade aos contornos.
O uso do verde foi uma solicitação da diretoria da Afeigraf. A cor está presente na forma que estampa a parte superior o logo – que pode ser interpretada tanto como a copa de uma árvore, como também a uma versão mais moderna e reestilizada da cruzeta do antigo logotipo.
Segundo Dieter Brandt, presidente da Afeigraf, a opção pelo verde tem como objetivo reforçar a preocupação da entidade com as práticas sustentáveis de produção. “Temos hoje na sustentáveis representantes da indústria fabricante de equipamentos e, também, de empresas que atuam nos setor de insumos e papel. E a visão é uma só: não se pode trabalhar com uma indústria que, para produzir, seja poluente ou agressiva ao meio ambiente”, afirma Brandt. “A indústria gráfica moderna se pauta por ser sustentável, diminuir o consumo energético e de água, eliminar os gases poluentes”, diz ele.
Dieter Brandt explica que a Afeigraf quer eliminar o de que a indústria gráfica é responsável pelo desmatamento. “Não é verdade. Não se usam mais árvores nativas para fabricar papel. Isso há muito tempo. As fabricantes são obrigadas, por lei, a manter florestas replantadas cuja porcentagem vai para a fabricação de papel, e outra fica como área intocada. Mesmo os equipamentos para produção de papel, hoje, são mais modernos e oferecem menos impacto ambiental”, conclui.