Aumenta a venda de latas de alumínio no Brasil em 2013

O Brasil consumiu 21,5 bilhões de latas de alumínio em 2013, número 3,3% superior ao registrado no ano anterior, de acordo com a Abralatas – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade. “É um resultado expressivo, mas abaixo do esperado em função, principalmente, do desaquecimento do mercado de bebidas”, avalia Carlos Medeiros, presidente da Abralatas.

A cerveja, bebida que utiliza a lata em 40% de sua produção, apresentou queda no consumo em 2013, motivada em grande parte pelo aumento de impostos sobre o produto e pela elevação do preço nas gôndolas. “Além disso, a carga tributária continua a prejudicar a lata em relação a outras embalagens, o que afetou nossas vendas”, reforça Renault Castro, diretor executivo da Abralatas.

Dois fatores impactaram positivamente as vendas do ano passado no Brasil: os novos formatos e a Copa das Confederações. “No primeiro caso, as latas em formato e tamanho diferentes da embalagem tradicional de 350 mililitros conquistaram espaços importantes e hoje representam aproximadamente 30% da produção”, explica Renault. “Há oito anos, não chegavam a 0,5% das latas produzidas”.

Apesar do preço elevado, o consumo de bebidas registrou leve crescimento em junho, durante a Copa das Confederações. Segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas (Sicobe), a indústria de cerveja apresentou uma recuperação, crescendo 4% em relação a junho de 2012. Renault lembra que o mês sempre registra baixa venda de bebidas no Brasil, por ser um período frio.

As vendas de latas para bebidas em 2013 foram relevantes na região Nordeste, com a chegada de novas fábricas de latas. “O consumo de latas na região cresceu acima da média nacional. O bom desempenho é influenciado, principalmente, pelos recentes investimentos realizados por grandes fabricantes de bebidas e também pela introdução das latas especiais nestes mercados”, afirma o presidente da Abralatas.

Com boas expectativas para 2014, o setor se preparou para ampliar o fornecimento da lata de alumínio e aproximar as fábricas dos produtores de bebidas. A Rexam inaugurou sua 11ª fábrica no país em Benevides (PA), e a Latapack-Ball passou a produzir também em Alagoinhas (BA), quarta unidade da empresa no Brasil. A Crown Embalagens está prestes a iniciar a produção em Teresina (PI), abrindo sua quinta unidade no Brasil.

Em 2013, a capacidade de produção de latas para bebidas alcançou 28 bilhões de unidades, em mais de 10 formatos diferentes, e fechou o ano com 23,2 bilhões de latas produzidas.

Gráfico Latas

COMENTÁRIOS