A Kaiser foi a marca escolhida pela Heineken para trazer uma inovação aos consumidores brasileiros. A cervejaria holandesa apresenta no Brasil a Kaiser Rader, cerveja com suco de limão, abrindo uma nova categoria dentro do mercado cervejeiro. A bebida está disponível em latas de 350 mililitros e em garrafas long neck verdes de 355 mililitros, fornecidas pela Owens-Illinois. A cor da embalagem de vidro é exclusiva da Kaiser Radler. O design das embalagens foi desenvolvido pela agência inglesa The Brand Union.
De acordo com o vice-presidente de marketing da Heineken Brasil, Nuno Teles, Kaiser Radler é ideal para os consumidores que buscam refrescância e novas experiências de sabor. “Nosso objetivo com Kaiser Radler é trazer inovação, com um produto que já é sucesso em vários países do mundo”, comenta o executivo. A bebida leva em sua composição 40% de cerveja e 60% de suco de limão, e tem apenas 2º de teor alcoólico.
A cerveja Radler foi lançada pela Heineken na Áustria em 2007, com a marca Gösser Natur Radler, e desde então, 29 rótulos locais de propriedade da cervejaria ao redor do mundo já ganharam uma versão Radler (Sagres – Portugal, Fosters – Reino Unido, Amstel – Holanda, Finlândia, Grécia e Espanha, Dreher – Italia, Calanda – Suíça, Maes – Bélgica, Pelforth – França), Primus – Congo e Bourbon – Ilhas Reunião (algumas imagens abaixo)). No final de 2014, serão 44 países a aderir à novidade.
O sucesso da combinação de cerveja com suco natural de limão na Europa despertou o interesse da Heineken em levar a novidade para outros mercados, como a África e América Latina. O Brasil, por ter grande representatividade para a cervejaria, foi escolhido como o primeiro país do continente a lançar uma Radler, por meio da marca Kaiser, quinta maior marca, em volume, do portfólio da empresa.
De origem alemã, a receita Radler surgiu na região da Baviera, em 1922. Franz Xaver Kugler, que na época era o dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma pista de ciclismo, recebeu milhares de esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender às necessidades dos seus clientes, ele teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão, batizando a receita de “Radler” (que significa ciclista em alemão), em homenagem aos seus primeiros consumidores.