A Starbucks Coffee Company, a LBP Manufacturing e a Henkel desenvolveram em conjunto o EarthSleeve, um novo protetor de copo quente que inclui uma tecnologia patenteada que permite redução no uso total de material que representa quase 100 000 árvores derrubadas a menos por ano, segundo as empresas envolvidas.
Fabricado nos Estados Unidos pela LBP, com soluções adesivas da Henkel, o produto utiliza 34% menos material de fibra bruta e 25% mais de conteúdo reciclado, sem modificar o desempenho ou a função, diz a Starbucks. Com quase 3 bilhões de protetores de copos quentes produzidos nos Estados Unidos em 2011, a Starbucks – dona de quase metade do mercado americano de cafés para consumo on the go (em movimento) – observa que essa evolução de material terá um impacto substancial na indústria de embalagens.
O suporte de copos tradicional é criado através da laminação de três camadas utilizando adesivos à base de amido. Novos adesivos multifuncionais possuem características de isolamento para suporte de copos, permitindo uma redução de 34% no uso de fibras em relação aos suportes convencionais.
O EarthSleeve está sendo introduzido atualmente em unidades da Starbucks nos Estados Unidos e no Canadá, e seu uso pode ser estendido para outros países.
“A introdução do EarthSleeve representa uma conquista na formulação de adesivos”, diz John Meccia, vice-presidente de Conversão de Papel da Henkel, cuja equipe colaborou no desenvolvimento dos adesivos multifuncionais utilizados no projeto.
Fonte: Blog Adesivo de Embalagem