A Anheuser-Busch InBev (AB InBev) acaba de lançar na China uma nova apresentação para a cerveja Budweiser. A bebida é apresentada numa lata de alumínio de 150 mililitros com sistema de abertura total, que transforma a embalagem em um copo.
Desenvolvida pela Crown, a tampa, batizada de 360 End, é a primeira do gênero a ser adotada no mercado asiático. Trata-se de uma derivação, com menores dimensões, da tampa removível fornecida no Brasil para a lata da cerveja Brahma Copaço, da AmBev, empresa controlada pela AB InBev.
A nova lata de Budweiser foi apelidada de “gan bei”, expressão utilizada pelos chineses durante brindes. Segundo a AB InBev, ela terá distribuição limitada na China, com danceterias e karaokês sendo canais preferenciais.
“A China ultrapassou os Estados Unidos como maior mercado mundial de cervejas, e consumidores jovens representam parcela significativa do consumo de 40 bilhões de litros, por ano, da bebida naquele país”, disse Ricardo Dias, vice-presidente de aprovisionamento da AB InBev. “A nova lata ‘gan bei’ é uma novidade com um objetivo específico: aprimorar a experiência de consumo do público de Budweiser, que sofisticou seus gostos. O tamanho único, a decoração de altíssima qualidade e a tampa de abertura total reforçarão o posicionamento de Budweiser como uma marca premium para o consumidor chinês.”
A embalagem é produzida na Europa por meio de uma combinação de tecnologias da Crown para a fabricação de latas de alimentos e bebidas. Em breve, diz a Crown, a lata será fabricada em solo chinês. Como todas as embalagens metálicas, a lata “gan bei” é 100% reciclável.