A Tetra Pak anunciou nesta segunda-feira (26/03) que seu faturamento líquido em 2011 atingiu 10,36 bilhões de euros – aproximadamente 25,1 bilhões de reais. O resultado representa um crescimento de 5% em relação ao desempenho de 2010.
As vendas da área de Soluções em Embalagem da empresa alcançaram 9,2 bilhões de reais no ano passado, 3% a mais do que em 2010, impulsionadas por “crescimentos fortes no Sul e Sudoeste asiático, Américas Central e do Sul, China e África subsaariana”. Já as vendas da divisão Soluções de Processamento cresceram quase 23%.
Segundo comunicado da Tetra Pak, um fator importante para o bom resultado foi a série de lançamentos ocorridos no ano passado, “desenvolvidos em resposta a demandas específicas relacionadas a eficiência operacional, desempenho ambiental, conveniência ou diferenciação”. Na área de Soluções em Embalagem, as novidades de 2011 incluíram a Tetra Evero Aseptic, primeira garrafa cartonada asséptica para leites, e a Tetra Brik Aseptic Edge, dotada de topo inclinado. A matriz sueca da companhia também destacou o lançamento das caixinhas com tampas de polietileno “verde” da Braskem, ocorrida no Brasil por meio de uma parceria com a Nestlé.
“Graças ao nosso foco no desenvolvimento de produtos e serviços que não apenas atendem a necessidades atuais, mas que também se antecipam a exigências futuras, vimos um crescimento continuado em 2011, a despeito da incerteza econômica arraigada e do ambiente cada vez mais competitivo”, declarou o presidente da Tetra Pak, Dennis Jönsson.
Em 2011, a Tetra Pak forneceu 167 bilhões de unidades de embalagens para seus clientes distribuírem mais de 76 bilhões de litros de leites, sucos, néctares e outros produtos. No mesmo período, a empresa entregou 520 máquinas de embalagem, 2 250 unidades de processamento e 1 659 peças de equipamentos de distribuição.