A Organização Mundial de Embalagem (WPO) divulgou os vencedores da edição de 2011/2012 do WorldStar, concurso mundial de embalagem que realiza todos os anos. Quatro projetos brasileiros foram premiados:
• A embalagem do ovo de páscoa Lacta Delice, da Kraft Foods, levou um troféu na categoria Alimentos. O recipiente de papel cartão, com formato inusitado, garantiu diferenciação nos pontos de venda durante a Páscoa de 2011. A embalagem é produzida pela Brasilgrafica e leva laço dourado, desenvolvido pela PH Fit.
• Também na categoria Alimentos, foi premiada a embalagem do azeite de oliva Dama Hojiblanca, da Sandeleh Alimentos. A garrafa de vidro, da Verallia, tem formato ergonômico, que facilita a pega. A decoração é feita por um rótulo termoencolhível, da espanhola Sinel Systems. O design é da Indústria da Imagem.
• Na categoria Saúde & Beleza, faturou troféu a apresentação do perfume Egeo Choc, de O Boticário. O produto é acondicionado em frascos de vidro fornecidos pela Wheaton, decorados com rótulos termoencolhíveis produzidos pela Baumgarten, e protegidos por cartuchos de aço produzidos pela Meister. A criação é da Komm Design.
• Na categoria Produtos Domésticos, foi premiada a embalagem do conjunto de xícaras da Euro. A embalagem, feita na China a partir de PVC e horley debruado – e não em papel cartão ou papelão microondulado, materiais comuns na categoria –, sobressai pelo formato trapezoidal. O design é da HAL9000.
Em sua edição 2011/2012, o WorldStar recebeu 243 inscrições de 33 países, sendo sete do Brasil. Além dos quatro projetos brasileiros, outros 133 foram premiados. A lista completa de vencedores pode ser vista aqui.
O julgamento ocorreu no fim de novembro em Grantham, na Inglaterra. A escolha dos vencedores foi feita por um júri formado por 23 profissionais do setor, originários de 22 países. A cerimônia de premiação acontecerá durante a reunião da WPO a ser realizada em junho de 2012, na Croácia.