Monteiro Aranha se desfaz da Owens-Illinois do Brasil

03/06/2011

O Grupo Monteiro Aranha anunciou a venda do restante de suas ações na vidraria Owens-Illinois do Brasil. A participação no capital votante, correspondente a 21%, foi adquirido pela Owens-Illinois América Latina, divisão do grupo vidreiro americano de mesmo nome que já detinha 79% do controle da empresa desde 1962. A transação rendeu 224,4 milhões de reais ao grupo brasileiro.

O negócio marca a saída do Grupo Monteiro Aranha do negócio vidreiro após quase cem anos. Os fundadores do grupo, Olavo Egydio de Souza Aranha Junior e Alberto Monteiro de Carvalho e Silva, criaram a Companhia Industrial São Paulo e Rio (Cisper) em 1917, começando a fornecer garrafas para as cervejas Brahma e Antarctica. O nome Cisper foi trocado por Owens-Illinois do Brasil em 2004.

Excetuando-se os ativos da CIV, vidraria adquirida pelo grupo Owens-Illinois no fim de 2010, a O-I do Brasil possui duas fábricas de embalagens no País – uma em São Paulo e outra no Rio – e faturou algo próximo a 900 milhões de reais no ano passado. O Grupo Monteiro Aranha agora se concentra nas participações de 20% na Klabin e de 5% na Ultrapar e em negócios no ramo imobiliário.

COMENTÁRIOS