
A Geração S, marca brasileira focada em bebidas funcionais, lançou em abril o Profruit, o primeiro suco com proteína de colágeno e fibra prebiótica do país. O produto foi desenvolvido em parceria com a Tetra Pak, e combina mais de 80% de suco de frutas com ingredientes funcionais. Envasado em caixinhas de 250 mililitros, o Profruit abre uma nova ocasião de consumo de bebidas proteicas no Brasil.
“Queríamos desenvolver uma bebida que unisse Funcionalidade e Sabor com ingredientes Naturais. A diferença do Profruit é a pureza, poucos ingredientes, sabor verdadeiro, muito além da Proteína. Foi aí que encontramos na Tetra Pak uma parceira estratégica: além de compartilhar a nossa visão de inovação, ela também nos apoiou em todas as etapas desse projeto, desde os testes de formulação até a construção da estratégia de lançamento. Essa colaboração foi essencial para transformar a nossa ideia em um produto real e inovador para o mercado”, afirma Guilherme Caio, Sócio da Geração S.
Além do fornecimento das embalagens cartonadas que protegem as bebidas, a Tetra Pak também auxilia seus parceiros em todas as etapas de sua jornada de desenvolvimento de novos produtos, inclusive, com análise de cenário e tendências de mercado.
“Nosso papel vai muito além de fornecer embalagens. Atuamos lado a lado com nossos clientes para transformar as ideias em produtos viáveis, oferecendo suporte desde o desenvolvimento da formulação até a estratégia de mercado. O Profruit é um exemplo de como combinamos conhecimento técnico, inteligência de mercado e inovação para acelerar o lançamento de novas categorias de alimentos e bebidas no Brasil”, explica Luis Antonio Kühl, dir
A Geração S, após a etapa inicial de desenvolvimento do conceito, utilizou a planta-piloto da Tetra Pak para testes de formulação e validação do produto. Além disso, a companhia adotou o modelo de co-packing, em que se usa a estrutura de parceiros que já possuíam equipamentos Tetra Pak para a produção e envase de seu produto. Com isso, foi possível testar diferentes formulações, realizar ajustes e, mais tarde, produzir o Profruit sem a necessidade de parar ou adaptar a própria fábrica. Essas estratégias aceleram o desenvolvimento, diminuem os custos e fazem com que o produto chegue antes ao mercado.
Nova ocasião de consumo
Nos últimos tempos, o mercado de suplementos alimentares e nutrição vem ganhando espaço no dia a dia do consumidor e tem sido remodelado graças às novas prioridades dos consumidores. E, para compreender melhor esse cenário, em 2025, em parceria com a Ipsos, a Tetra Pak realizou a pesquisa Tetra Pak FSN Global Consumer em 17 países e ouviu mais de 25 mil consumidores, desde jovens-adultos (16 a 65 anos) até idosos (65+).
Os números indicam que para os brasileiros, além da nutrição, a escolha dos suplementos alimentares também está baseada na maneira como ajudam na saúde física, sendo o mais importante para 56% dos entrevistados no país. Atenta a esse movimento, a Tetra Pak apoiou a Geração S compartilhando esses dados e insights para orientar nas decisões de portfólio e entrada no varejo.
Agora, as bebidas proteicas – tradicionalmente encontradas na categoria de lácteos e muito populares dentro do contexto de suplementos alimentares e nutrição – ganham uma nova alternativa com a chegada do Profruit ao mercado. A proposta da bebida é oferecer uma opção funcional e refrescante que se encaixa em diferentes momentos do dia, indo além de pós-treinos ou momentos de lanche e conseguindo atender a outras ocasiões, como o café da manhã, acompanhando refeições ou momentos em que o consumidor busca uma alternativa sem álcool. A embalagem TPA 250 mantém os ingredientes do Profruit protegidos e oferece a praticidade que cada um desses momentos
As frutas presentes no Profruit foram escolhidas não apenas por seu sabor, mas por serem naturalmente leves e baixas em calorias. Os sabores Pink Lemonade, Tropical e Piña Colada oferecem 15g de proteína em cada porção, o que atende à demanda por produtos que, sem deixar de lado a refrescância e o consumo prático, sejam nutritivos.
“Esse lançamento demonstra como a combinação entre desenvolvimento de produto, inteligência de mercado, processamento e tecnologia podem impulsionar a inovação na indústria de alimentos e bebidas brasileira. Nosso objetivo é continuar apoiando os fabricantes na criação de novas categorias que acompanhem as necessidades e desejos dos consumidores para ampliar as oportunidades de crescimento do setor”, conclui Luis Antonio Kühl.


