Tide adota tampa com marcação a laser que facilita a dosagem e é reciclável

Nova tampa com marcação a laser elimina rótulos e tintas, ao mesmo tempo que oferece aos consumidores instruções de dosagem permanentes e fáceis de ler

Tide
As tampas de polipropileno da Tide passam por marcação LaserSharp em dois lados. À esquerda, na garrafa invertida, o detergente preenche a tampa dosadora. As diretrizes de nível de enchimento também são quando a tampa está vazia

A Procter & Gamble introduziu tampas com marcação a laser em seu detergente líquido Tide Ultra OXI Boost, aplicando a tecnologia LaserSharp Marking da LasX para aprimorar tanto a usabilidade para o consumidor quanto a sustentabilidade da embalagem. A nova aplicação substitui as barras de dosagem moldadas (em relevo) ou os indicadores impressos que mostram os níveis de enchimento para lavagens de roupas.

“Estávamos explorando a marcação a laser como uma forma de melhorar a sustentabilidade das embalagens – menos desperdício com rótulos e outros materiais – além de uma comunicação mais clara e permanente na embalagem”, disse a P&G dos Estados Unidos em comunicado. “A aplicação na tampa foi uma consequência natural, dada a importância de transmitir claramente as instruções de dosagem para obter resultados ideais.”

As novas tampas representam o ápice comercial de uma colaboração de quatro anos entre a P&G e a LasX, anunciada inicialmente em um comunicado à imprensa em novembro de 2024. O objetivo da parceria era desenvolver uma alternativa de alta velocidade e alta resolução à rotulagem ou moldagem tradicionais, permitindo a comunicação direta na embalagem que atendesse às necessidades das linhas de bens de consumo de rápida movimentação.

No núcleo do sistema está a tecnologia de marcação LaserSharp da LasX, que utiliza lasers de alta frequência controlados digitalmente e sincronizados com controles de movimento avançados para criar marcações de alta resolução em velocidades de produção máximas.

“A marcação em velocidades de produção exigiu pulsos e movimentos dos lasers a velocidades superiores a qualquer tecnologia de marcação amplamente disponível”, afirma a LasX. “O laser pulsa milhões de vezes por segundo para criar os pixels da imagem. Isso exige lasers de altíssima potência e alta frequência.”

Como o processo é digital, o sistema permite alterações imediatas na arte, codificação de lotes ou mensagens específicas do produto sem ajustes nas ferramentas. “Qualquer arte pode ser baixada e alterada instantaneamente para a quantidade de um pedido”, acrescenta a LasX. 

 

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.