
A Tetra Pak, em colaboração com a marca espanhola de bebidas García Carrión, apresentou a primeira utilização de sua tecnologia de barreira à base de papel para embalagens de suco. Os sucos estão sendo distribuídos em embalagens Tetra Brik Aseptic Slim Leaf de 200 mililitros, que possuem uma barreira de papel para o suco, sob a marca Don Simón.
Feita com até 80% de papel, a combinação da barreira à base de papel com polímeros de origem vegetal usados nos revestimentos do material de embalagem eleva o conteúdo renovável para mais de 90%, de acordo com a Tetra Pak, ao mesmo tempo em que reduz a pegada de carbono em 43% em comparação com uma embalagem asséptica que utiliza camada de alumínio e polímeros de origem fóssil, o que, segundo a empresa, foi verificado pela Carbon Trust.
A barreira de papel da Tetra Pak substitui a tradicional camada de folha de alumínio por uma barreira à base de papel. A fabricante garante que, juntamente com outras camadas da embalagem, a barreira à base de papel protege contra oxigênio, luz, umidade e bactérias.
Espera-se que a nova barreira à base de papel traga benefícios adicionais para a eficiência da infraestrutura de reciclagem, incluindo a maximização da recuperação do conteúdo de papel no processo de reciclagem de embalagens de papelão.


