Do descarte à reciclagem: a atuação da Prolata em logística reversa

Reciclagem latas de tinta

Com o aumento da preocupação ambiental e a procura por soluções sustentáveis, iniciativas de reciclagem ganham cada vez mais força e relevância. Nesse cenário, a logística reversa vem se destacando como uma das principais estratégias para reduzir os danos ambientais.

Comprometida com a sustentabilidade e a economia circular, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora sem fins lucrativos que desempenha um papel fundamental na implementação e no fortalecimento da logística reversa de embalagens de aço pós-consumo no Brasil. Desde sua fundação, em 2012, a instituição tem ampliado seus esforços para conectar todos os elos da cadeia, da indústria ao consumidor final, promovendo a destinação correta desses itens e gerando impactos positivos no meio ambiente, na sociedade e na economia.

A logística reversa é um dos pilares da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e consiste no retorno dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento ou descarte adequado. Nesse contexto, a Prolata desenvolve e operacionaliza sistemas eficientes de coleta, transporte e destinação de embalagens de aço, como latas de tintas, alimentos e aerossóis, garantindo que esses itens retornem à cadeia produtiva como matéria-prima reciclada.

“A logística reversa é uma obrigação legal, mas também uma grande oportunidade para transformar o excesso de resíduos em valor. Na Prolata, estruturamos um sistema completo, rastreável e transparente, que beneficia toda a cadeia, desde os catadores até a indústria siderúrgica, a qual é a recicladora”, conta Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.

Apenas em 2024, a Prolata encaminhou mais de 82 mil toneladas de latas de aço para a reciclagem, por meio de uma rede nacional que envolve cooperativas de catadores, comércio atacadista de sucata metálica, pontos de recebimento e empresas recicladoras parceiras. Ao apoiar e formalizar esses elos da cadeia, a entidade também promove inclusão social, geração de renda na reciclagem no país, além de contribuir para a profissionalização do setor, impulsionando um modelo de desenvolvimento mais sustentável e colaborativo.

“Além da destinação ambientalmente adequada, um dos pilares do nosso trabalho é a valorização das cooperativas e dos profissionais da reciclagem. Buscamos criar um sistema em que todos ganham”, complementa Thais.

Com uma atuação sólida e crescente, a Prolata se consolida como a principal iniciativa do setor de embalagens de aço a favor da logística reversa no Brasil, contribuindo ativamente para o alcance das metas ambientais e para um futuro cada vez mais sustentável.

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.