O que está por trás da identidade visual do GCE25

A partir deste ano, o Prêmio Grandes Cases de Embalagem  passará a criar uma identidade visual específica para cada edição, coerente com o projeto de marca apresentado em 2024. “Resolvemos unificar toda a comunicação em torno do grande ícone da premiação, que é o troféu desenvolvido por Karim Rashid ”, conta Bruno Rodrigues, designer responsável pela coordenação dos trabalhos de identidade visual do Prêmio. “Uma das características do GCE é trocar a cor do troféu a cada ano, e isso cria uma expectativa nas pessoas. Em vez de anunciar a nova tonalidade no dia da cerimônia, optamos por mostrá-la de início, explicando os fundamentos que nos levaram a ela.”

A latinidade foi o elemento central da criação dos elementos visuais para 2025, por ser o ano de estreia de uma novidade no Prêmio: a possibilidade de participação de projetos lançados em outros países da América Latina. “Quando ampliamos nossa área de atuação, pensamos pela lógica dos negócios”, explica Marcos Palhares, um dos responsáveis pelo evento. “Por isso, quando passamos para a equipe da Avient o briefing para a pesquisa de cor para o troféu deste ano, pedimos que evitassem os estereótipos com que os países latinoamericanos usualmente são retratados, com cores vivas, festas populares, temperos… Nós queríamos traduzir a união dos povos por meio de tecnologia e criatividade, que são características da indústria de embalagem na região.”

O azul petróleo simboliza o mar que circunda o continente americano, tornando-o uma unidade, e remete à riqueza de recursos naturais da região. Desse primeiro tom derivou a paleta de cores de apoio. A linguagem visual escolhida por Bruno Rodrigues surgiu de elementos da arte contemporânea latinoamericana, e faz alusão à Whipala, bandeira de origem andina que simboliza a resistência dos povos indígenas e a identidade cultural dos povos originários. A ideia foi justamente combinar a ancestralidade com a modernidade, essências das expressões culturais da América Latina.

Compartilhe!

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email

Quer patrocinar essa seção?

Pesquise no campo abaixo

Inscreva-se em nossa News!

Preencha o campo abaixo e receba a Newsletter da EmbalagemMarca com informações sobre o que de mais relevante ocorreu no mercado de embalagens na semana.