O achocolatado Nescau foi criado pela Nestlé para o mercado brasileiro e lançado em 1932 como Nescáo. O nome era a resultado da fusão das palavras Nestlé e Cacáo, como a palavra cacau era escrita na época.
Em 1954, aproveitando as alterações ortográficas vigentes no Brasil, o nome foi mudado para Nescau.
A transformação da embalagem de Nescau ao longo dos anos é uma representação clara da evolução do design de embalagens.
A primeira embalagem de Nescau era predominantemente amarela, com o nome do produto estampado e o desenho de uma mulher servindo duas xícaras.
Ao longo dos anos, a embalagem passou por diversas mudanças. Em 1968, a Nestlé redesenhou o logotipo, dando um visual mais moderno e sofisticado à embalagem.
Em 2007, a embalagem passou por uma mudança radical, com o lançamento da nova versão Nescau 2.0. Foi adotada uma lata de aço expandida, litografada (sem rótulo), em formato de “twister”. A mudança trouxe uma aparência mais moderna e inovadora para a embalagem.
Em 2020, seguindo o compromisso de sustentabilidade da Nestlé, a altura da lata foi reduzida em 5 milímetros, o que gerou economia anual de 200 toneladas de aço.
Em 2023 a marca anunciou a substituição das embalagens expandidas por latas mais leves, com 15% menos metal que a versão anterior. Agora a lata de aço é lisa e vem com rótulo de papel. A redução agora foi de 1800 toneladas de metal por ano.