A Klabin está expandindo sua atuação no mercado de papel cartão branco para embalagens especiais, um nicho específico de produtos diferenciados, como perfumes, cosméticos de luxo e líquidos como leite, sucos e farmacêuticos. A empresa também passa a se posicionar estrategicamente nesse mercado, oferecendo um papel com três camadas branqueadas.
Para fortalecer sua presença no segmento, a Klabin ampliou o range de produção de uma de suas máquinas de papel (MP28), que atualmente está em fase de ramp-up de produção. A Valmet, fornecedora de tecnologias, automação e serviços para as indústrias de celulose e papel, foi responsável pela instalação dos novos equipamentos de processo. O projeto consistiu na expansão do preparo de massa e approach flow da MP28, permitindo o aumento da variedade de papéis produzidos. Com as melhorias, tornou-se possível fabricar papel cartão tripla camada branqueada, que utiliza uma combinação de fibras curtas, longas e BCTMP, permitindo a Klabin uma maior participação em mercados mais específicos.
“É gratificante compartilhar que superamos as expectativas e obtivemos grande êxito, o que também pode ser confirmado pelas nossas entregas. Essas antecipações não apenas demonstram nossa eficiência, como também refletem nossa dedicação em proporcionar a melhor experiência possível ao cliente e aos envolvidos. Acredito que esses resultados são fruto do nosso compromisso com a excelência e a satisfação dos nossos clientes”, destaca a gerente do projeto da Valmet, Carolina Giovaninni.
“Para a Klabin, que tem como meta avançar ainda mais no mercado de papel-cartão, as estimativas são extremamente positivas, considerando que esse segmento movimenta, atualmente, US$ 20 bilhões e segue em expansão. Com a expansão, a empresa amplia ainda mais seu portfólio de produtos”, complementa o gerente de Vendas e Tecnologia de Papel e Cartão da Valmet, Claudio Vitali.