Conservas Campo Belo: rótulos com duas camadas facilitam reúso

Conservas Campo Belo

Desde o final de abril, os potes de vidro de 420 gramas de azeitonas (nas versões Sem Caroço e Fatiadas) da Conservas Campo Belo, uma das maiores empresas desse segmento no Brasil, começaram a chegar às lojas da rede Atacadão com embalagens diferenciadas, dotadas de rótulos autoadesivos com duas camadas. A primeira, voltada à comunicação e às informações legais, pode ser retirada facilmente, mantendo abaixo uma área preta, similar a uma lousa. Nesse espaço, o consumidor pode escrever, com giz ou caneta-giz, quantas vezes quiser.

A novidade nasceu de uma sugestão de Talita Almeida, supervisora de compras da Campo Belo, que identificou uma oportunidade para melhorar a experiência no reúso das embalagens após o consumo, um hábito recorrente no Brasil. “As pessoas utilizam os potes vazios para armazenar novos produtos, algo muito alinhado com o tema da sustentabilidade, que é um valor muito importante para nós”, conta Talita, citando contatos que a empresa recebia por seu serviço de atendimento ao consumidor. “Algumas consumidoras nos escreviam falando que a cola do adesivo que usávamos era muito forte e marcava as embalagens, deixando-as feias para a reutilização, e então resolvemos estudar esse tema.” A inovação permite não apenas que os consumidores identifiquem facilmente qual produto está no frasco vazio, por repetidas vezes, mas também dá a eles a possibilidade de colocar informações como data de validade, que normalmente se perdem com o descarte da embalagem primária (veja o vídeo no final da matéria).

Stand-up pouches de 80 gramas foram lançados durante a pandemia

“Trabalhamos muito olhando para o público consumidor, e sempre pensamos em como podemos entregar valor para que nossa marca se diferencie”, explica Luiz Fernando Nascimento, diretor da empresa, que além de atuar na área comercial é o responsável por assuntos de qualidade, certificações e sustentabilidade. “Um exemplo disso foi quando lançamos, ainda na pandemia, sachês de 80 gramas de azeitonas para quem não podia comprar um pote grande. A porção pequena, que era uma solução para preparar os pratos com mais capricho e baixo desembolso, deu tão certo que de duas linhas automáticas inicialmente usadas para essa embalagem hoje passamos para oito.”

Nascimento revela ainda que a opção por trazer o novo rótulo para os potes com quantidades maiores, por outro lado, foi motivada pela avaliação do uso pós-consumo. “Se colocássemos essa solução nas versões de 100 gramas ou 200 gramas, isso limitaria muito a condição de reúso. As embalagens maiores são mais adequadas para guardar não apenas alimentos, mas qualquer outra coisa, como parafusos e itens de costura, que são exemplos de produtos que as pessoas guardam em potes de vidro.”

Dos estudos iniciais à chegada às prateleiras, um ano se passou. “Para tirar esse projeto do papel, precisamos buscar uma gráfica que tivesse equipamentos para entregar essa solução, e ao mesmo tempo que se dispusesse a fazer o desenvolvimento conosco, já que essa é uma tecnologia menos comum”, revela Talita. “A Ativa Flex aceitou esse desafio, e acabou sendo homologada como nossa fornecedora, abrindo uma porta na Campo Belo.” Talita explica que, desde o início, o projeto foi encarado como um investimento em diferenciação, pensando no valor que a ação traria para a marca. “Naturalmente, avaliamos todos os impactos, mas entendemos que eventuais aumentos de custo poderiam ser absorvidos para melhorar nosso desempenho nas prateleiras e na percepção de valor de marca.”

Nos pontos de venda, a decisão vem se mostrando acertada. “O fato de o consumidor pagar um pouco mais pelo pote maior, com a possibilidade de reutilização, vem sendo enxergado como valor, porque isso faz com que não seja necessário, por exemplo, comprar um recipiente à parte”, conta Nascimento. “A aceitação está sendo enorme.” O executivo explica que a escolha dos itens para adotar o novo rótulo foi cuidadosamente pensada. “Escolhemos os produtos com maior volume de vendas: a azeitona fatiada, que serve para tudo, e a azeitona voltada ao consumo como petisco, que tem uma apresentação melhor”, detalha. “Nesse último caso, optamos por trabalhar com a versão sem caroço, para ter uma diferenciação em relação aos concorrentes, já que todos oferecem nos potes maiores apenas a versão com caroço.”

Aos poucos, os rótulos dupla camada da Conservas Campo Belo começam a ganhar presença em outros pontos de venda por todo o país. “O lançamento é muito recente, mas nossos vendedores têm encontrado bastante receptividade por parte do varejo, e nas redes sociais temos recebido muitas consultas, com as pessoas perguntando onde podem comprar”, avisa Denise Brito, coordenadora comercial da fabricante de alimentos. “Em breve essa novidade estará amplamente disponível.”

Mesmo sendo recente, a iniciativa já ganhou um reconhecimento importante. No final de maio, o projeto foi agraciado com o troféu prata no Prêmio Brasileiro de Excelência em Etiquetas e Rótulos Autoadesivos Umberto Giannobile, organizado pela ABIEA (Associação Brasileira das Indústrias de Etiquetas Adesivas), na categoria Projetos Especiais e Inovação.

A Conservas Campo Belo revelou a EmbalagemMarca que estuda aplicar a solução em outros produtos de seu portfólio.

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