Com a adoção de refis, O Boticário conseguiu evitar a geração de 92 toneladas de resíduos no ano passado. Essa iniciativa não só atende à crescente demanda dos consumidores por opções mais sustentáveis, como também contribui diretamente para as metas de ESG da empresa.
A trajetória dos refis de perfumaria no portfólio do Boticário teve início em 2021, com o lançamento do refil de Arbo Forest, a primeira fragrância da marca a oferecer essa alternativa sustentável. O refil de Arbo é confeccionado em alumínio, um material que possui alta capacidade de reciclagem.
“A implementação dos refis no nosso portfólio de perfumaria é um passo estratégico na busca por nossas metas de ESG. Como são, em média, 90% mais leves que os frascos tradicionais, os refis requerem menos recursos para produção e transporte, o que resulta em uma significativa redução da nossa pegada ambiental. Além disso, ao serem integrados a uma cadeia de reciclagem estabelecida, conseguimos criar um ciclo virtuoso que minimiza o impacto ambiental e permite que os materiais retornem à cadeia produtiva”, ressalta Mariana Cavanha, gerente sênior de ESG do Grupo Boticário.
Outra ação sustentável em embalagens é a do Arbo Puro, lançado no ano passado. Sua tampa foi feita com polipropileno de segunda geração certificado, fabricado a partir de resíduos de óleo de cozinha e gorduras coletadas de indústrias alimentícias e restaurantes. Essa solução substitui o uso de óleo fóssil virgem, oriundo do petróleo. Por meio da abordagem de balanço de massa, a iniciativa busca não apenas diminuir o consumo de plástico derivado do petróleo, mas também reduzir as emissões de gases de efeito estufa, resultando em uma diminuição de 51% nas emissões de CO₂ equivalente.
Desde 2022, a marca Glamour, uma das linhas de perfumaria feminina do Boticário, disponibiliza refis para dois de seus produtos. Suas embalagens são feitas de alumínio 100% reciclado e contêm 85% menos plástico em comparação com as versões originais.