Objetivo da Pernod Ricard é ter embalagem 100% de base biológica
A Absolut Vodka anunciou ter concluído com sucesso um novo teste de garrafas de papel. Em 2023, a marca da Pernod Ricard lançou comercialmente a “Absolut Paper”, em colaboração com a Paboco (Paper Bottle Company), uma garrafa de papel de molde único, em lojas da rede Tesco selecionadas no Reino Unido.
Agora a Absolut foi além, e encontrou uma solução para que sua garrafa seja totalmente de base biológica, passando a utilizar também tampas de papel. O projeto foi feito em colaboração com a Blue Ocean Closures, uma startup sueca que formou uma comunidade pioneira para reduzir o uso de plástico através de inovação em embalagens de fibra.
A garrafa e a tampa completaram o seu primeiro teste num evento em maio, sendo colocadas à prova por uma comunidade de bartenders, disse a Pernod Ricard em comunicado. O projeto piloto foi conduzido no evento “Absolut The Map” com foco na avaliação da funcionalidade da tampa em situações da “vida real”.
A tampa apresenta um design inovador que combina mais de 95% de fibras certificadas pelo FSC com uma fina barreira de vedação superior feita de plástico. Em breve, a Absolut pretende substituir essa camada de plástico na tampa por um material de base biológica para produzir a embalagem totalmente com materiais renováveis.
“Em 2023, foi desenvolvida a garrafa de papel da Absolut, uma iniciativa pioneira que nos ajudou a expandir os limites em direção à nossa garrafa totalmente de base biológica. No entanto, a última peça do quebra-cabeça ainda estava lá. Criar impacto real é difícil e a mudança só acontece com um esforço coletivo, por isso estamos entusiasmados com a parceria com a Blue Ocean Closures para nos ajudar nessa jornada”, afirmou Louise Werner, diretora de embalagens futuras da Absolut.
“Estamos orgulhosos da parceria com a Absolut Vodka, líder em inovação de embalagens, para dar vida à tampa de papel”, afirmou Lars Sandberg, CEO da Blue Ocean Closures.