O jornalista Wílson Palhares, criador de EmbalagemMarca, nos deixou na madrugada de segunda-feira, 28 de outubro. Tinha 86 anos e integrou a turma de 1965 do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.
Foi profissional rigoroso na apuração e admirador de bons textos, jornalísticos e literários. Trabalhou na Folha de S. Paulo e por vários anos na sucursal paulista do Jornal do Brasil, até 1971. Fez uma sólida carreira na Editora Abril, nas revistas Veja, Playboy e Exame, onde recebeu diversos prêmios de jornalismo.
Há mais de trinta anos atuava como jornalista especializado na área de marketing, quando criou a empresa Bloco de Comunicação, inicialmente como uma assessoria de imprensa, tendo prestado serviços para diversas empresas, como Cervejaria Kaiser, Freios Varga, Abividro (Associação Técnica das Indústrias Automáticas de Vidro), onde foi editor do Jornal Nova Embalagem, e Fispal, em que criou a revista Alimentos&Tecnologia, entre outras companhias.
Durante esse período, se aprofundou no estudo do mercado mundial de embalagens, e em 1999, criou a revista EmbalagemMarca. Também foi idealizador do Prêmio Grandes Cases de Embalagem, cuja primeira edição foi realizada em 2007.
Seu último trabalho foi escrever o capítulo de abertura do livro “Embalagens que Contam a Nossa História – 18 Anos do Prêmio Grandes Cases de Embalagem – 2007 a 2024”, produzido por seu filho, Marcos Palhares. Wilson Palhares deixa a companheira de mais de cinquenta anos, a também jornalista Eunice, os filhos Flávio e Marcos e os netos Olívia, Cecília e Rodrigo, além de centenas de amigos.