O mercado de bebidas em latas está aumentando cada vez mais suas opções no Brasil. Entre as modalidades disponíveis na embalagem de alumínio, o mercado nacional de água em lata registrou um crescimento notável. Segundo estimativas da área de inteligência de dados da Ball Corporation, fabricante de latas de alumínio para bebidas, o volume de latas de água no mercado brasileiro mais do que dobrou a cada ano desde 2020, quando a categoria foi introduzida no País.
Segundo a Ball, esse crescimento se deve, principalmente, aos novos padrões de consumo voltados para a sustentabilidade. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria, o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81% em 2023. Com a hidratação se tornando uma preocupação relevante, o pós-consumo de embalagens de água, também se destaca. A taxa de reciclagem de latas de alumínio ficou próxima de 100% em 2022.
“Bebidas em lata agregam às marcas e consumidores mensagens de sustentabilidade dentro da agenda ESG, e a água em lata representa uma escolha sustentável que atende às expectativas dos consumidores mais conscientes sobre saúde e meio ambiente. Temos muito orgulho de ser pioneiros em tecnologias para o setor de latas de alumínio e referência no envase de diferentes categorias de bebidas, sendo responsáveis por trazer água, vinho, drinks e café com segurança e qualidade para a lata”, afirma Daniela Tomatti, vice-presidente Comercial da Ball para América do Sul.