O Grupo Utam apresenta uma novidade ao mercado brasileiro: a linha Utam Multi, formada por cápsulas de café e bebidas variadas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto.
O nome Utam Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. Inicialmente ela traz sete blends: Matinal – Café Torrado e Moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5); Espresso (torra média, 100% arábica e intensidade 7); Intenso – Café Torrado e Moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9); Cappuccino; Café com Leite; Achocolatado e Chá de Limão. Essas sete versões monodoses chegam aos pontos de venda e no e-commerce da empresa em cartuchos com 10 unidades cada.
Conceito
A nova marca promete chamar a atenção nas gôndolas dos pontos de vendas e incrementar o e-commerce da indústria cafeeira, pois traz uma experiência de sabores, qualidade, visual atrativo, linhas retas e cores intensas nas embalagens – a criação e design é da Agência Projeto Integrado – Design e Comunicação Estratégica, de São Paulo. O conceito adotado para novas embalagens visa traduzir características fundamentais desta nova linha para o consumidor de café contemporâneo, como praticidade, qualidade, conforto, inovação, tecnologia, eficiência, compatibilidade, diversidade, experiência, circularidade e sustentabilidade.
A abordagem voltada aos consumidores também foi planejada para definir um novo comportamento e estilo de vida de quem prioriza os bons momentos de bem-estar do dia a dia, valorizando qualidade e diversidade de sabores da nova linha. Com este enfoque, o slogan da nova linha Utam é “Mais tempo para o que é gostoso na vida”.
A proposição utiliza imagens ilustrativas que resgatam cenas do cotidiano, personificadas por diferentes faixas etárias. As situações expressas trazem pessoas lendo, brincando com filhos, pedalando, em roda de conversa na praça, no passeio com o cachorro, entre outras atividades. “A ideia é mostrar que a variedade de nossos blends aliada à praticidade do single cup resulta em tempo extra para curtir a vida com prazer, sem abrir mão de degustar uma bebida saborosa”, explica a gerente de marketing, Fabiana Aprile de Freitas Silveira.
Estratégias e investimentos
Com esse lançamento, a empresa visa oferecer uma linha primorosa e um variado leque de experiências sensoriais. “Mais uma vez, colocamos no mercado um produto que prima pela qualidade e diversificação. Para isso, montamos um time de fornecedores de matéria-prima de alta qualidade e foi necessário investirmos em pesquisa, maquinário eficiente e importado, tecnologia, profissionalização e inovação”, sinaliza a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.
A executiva prevê excelentes resultados para o grupo e a expectativa é que, com a nova linha de cápsulas, a unidade de monodoses represente 10% do faturamento total da empresa até o final de 2025. “Não só aumentamos nosso portifólio, mas procuramos garantir os padrões de excelência que oferecemos em nossas bebidas. Continuar a ser referência no mercado cafeeiro e oferecer a linha completa de produtos são nossos principais objetivos”, acrescenta Ana Carolina.
O Grupo Utam tem uma história de pioneirismo no mercado de single cup. A companhia entrou para o segmento grande varejo em 2013 com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Orgânico e Descafeinado), investindo numa linha premium que se destaca de seus concorrentes diretos – por conta do desenvolvimento de blends exclusivos de alta qualidade.
Essa mesma meta de exclusividade e requinte de opções foi mantida na criação das cápsulas de café Fazenda Santa Alcina, as primeiras cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso produzidas no Brasil.
A indústria conta com um sistema de envase de alto padrão, garantido por moderno maquinário que trabalha todo o processo do encapsulamento ao encartuchamento em ambiente controlado, sem qualquer contato manual. O processo de industrialização das monodoses ocorre na unidade fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais – localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.
Com a implantação da linha de cafés especiais na unidade mineira, desde 2016, além de produzir seus próprios cafés, o grupo passou também a fabricar para os principais players do mercado, o que representa mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés em cápsulas do início da operação contabilizados no ano de 2023. A previsão da diretoria da empresa, com investimentos e novidades de negócios no setor de cápsulas, é ampliar a carteira de clientes e a produção até o final deste ano.