ESG Tech So+ma arrecada 71,5 toneladas de vidro para reciclagem

Com o tema “Vidro vira Vidro e você ganha o triplo”, campanha realizada entre 1 de setembro e 11 de outubro ocorreu em diversas regiões do país

A ESG Tech so+ma, que implanta o ESG na prática promovendo a mudança de comportamento no Brasil por meio do incentivo à reciclagem e à economia circular, recebeu mais de 70 toneladas de materiais na campanha “Vidro vira Vidro e você ganha o triplo”. A campanha foi realizada entre os dias 1 de setembro e 11 de outubro, em diversas regiões em que a so+ma atua no país, com objetivo de aumentar a visibilidade da reciclagem do vidro e promover uma mudança de hábitos essenciais para ampliar a coleta deste tipo de matéria-prima.

O balanço de fechamento da campanha indicou que, na soma do material recebido em todas as cidades participantes, foram recolhidas 71,5 toneladas de recicláveis, o que significa 20 toneladas a mais do que a média esperada para o período. Participaram da ação as cidades de Salvador (BA), Camaçari (BA), Goiânia (GO), Campo Largo (PR) e Curitiba (PR).

“Nas localidades em que atua, a so+ma realiza um trabalho minucioso de articulação para fechar a circularidade do vidro e reduzir custos de Prefeituras com a sobrecarga de aterros. Temos um papel importante na garantia da circularidade do vidro ao conectar poder público, recicladores e cooperativas. O sucesso desse trabalho fica claro com o resultado da nossa última campanha que mobilizou a população em torno da conscientização sobre a importância da reciclagem deste material que tem alto potencial de reaproveitamento pela indústria”, destaca Claudia Pires, CEO da so+ma.

No total, 3,7 mil pessoas compareceram às casas so+ma para reciclar vidro no período da campanha. Durante a ação, a cada quilo de vidro entregue para reciclagem nas 23 casas so+ma espalhadas por diversas localidades do país, o participante recebia até três vezes a pontuação para resgate de benefícios. Além disso, ao indicar uma nova pessoa para entregar recicláveis nas unidades, os pontos também triplicavam.

A iniciativa faz parte do programa so+ma vantagens, que utiliza tecnologia para materializar os conceitos de sustentabilidade com impactos ambientais e sociais. Por meio do aplicativo, os participantes acumulam pontos e trocam os créditos por benefícios como cursos profissionalizantes, descontos no comércio, alimentos e itens de higiene. Também é possível optar por transferir os pontos para instituições sociais.

O usuário ainda recebe um extrato ambiental individualizado e, com os dados em mãos, tem clareza do próprio impacto e contribuição positiva, sentindo-se empoderado do seu potencial de transformação. Por meio da ferramenta, a pessoa pode, por exemplo, entender quantos litros de água preservou ao levar o óleo usado até o ponto de coleta, quantas árvores salvou e como contribuiu para a qualidade do ar. A tecnologia e a metodologia inovadoras, que promovem a prática ambiental pelo usuário, já foram exportadas para Jacarta, na Indonésia.

COMENTÁRIOS