O Boticário estruturou um plano-teste com duração inicial de 12 meses, em que disponibilizará a venda a granel de produtos de duas linhas de Match, marca de cuidados capilares, em lojas selecionadas. O projeto-piloto já está funcionando nas lojas O Boticário no Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e no Shopping Bourbon, em São Paulo. Segundo o Grupo Boticário, o objetivo é priorizar questões voltadas à experiência do consumidor na hora da compra, inovando com modelo nacional de venda de itens relacionados a beleza.
Foram escolhidos para o projeto-piloto tratamentos de brilho e força para os cabelos da marca Match, compostos por xampu e condicionador, que estarão disponíveis nas volumetrias de 250 gramas e 400 gramas com o melhor custo-benefício para o consumidor, que terá uma economia final de 16% a 23%, em comparação aos formatos convencionais da marca.
O produto escolhido pelo consumidor será envasado em frasco 100% reciclável. A última etapa desse ciclo se dá pela reciclagem da embalagem usada, que precisa ser substituída por uma nova, pois, de acordo com legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não é permitido usar a mesma embalagem trazida pelo consumidor para refilar o conteúdo. Tendo em vista que o projeto-piloto busca incentivar também o descarte consciente e com responsabilidade, o Grupo Boticário disponibiliza estações de devolução de qualquer embalagem usada para a reciclagem em suas lojas, resultando, consecutivamente, em menos lixo para o meio ambiente e buscando um consumo ecológico desde a compra até o ciclo final do recipiente.
“Inovar é parte do DNA do Boticário. Procuramos nos adiantar às necessidades dos nossos consumidores. Dessa forma, investimos em novos formatos de produtos, novas embalagens, sempre visando à melhor experiência. No caso desse projeto, oferecer a possibilidade de um custo menor e uma compra mais assertiva com a escolha da volumetria, é sem dúvida um diferencial”, explica Paulo Roseiro, diretor-executivo de Categorias Beauty do Boticário.