A partir desta quinta-feira (7/4), Dia Mundial da Saúde, os consumidores brasileiros terão acesso a uma plataforma digital educativa dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam dos rótulos dos alimentos. O Olho na Lupa, composto pelo website Olho na Lupa e perfis nas redes sociais, é uma iniciativa de 11 associações que representam a indústria e o varejo de alimentos e bebidas.
O projeto foi motivado pelas alterações na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro. A nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade.
A principal inovação é a rotulagem nutricional frontal, que vai destacar, na parte da frente das embalagens, com o desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares adicionados e gordura saturada.
A tabela de informação nutricional, que fica na parte de trás das embalagens, também trará mudanças, e não apenas no visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, passará a indicar o número de porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida caseira (colher, xícara etc.).
As novas regras são aplicáveis a todos os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas, ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação. Em outubro, a legislação começa a valer para novos produtos que chegarem ao mercado.
Olho na Lupa é uma iniciativa de 11 associações ligadas à indústria e ao varejo de alimentos e bebidas para informar e educar o consumidor brasileiro sobre a nova rotulagem de alimentos.
Fazem parte da Olho na Lupa as seguintes associações:
ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas
ABIAD – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres
Abimapi – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados
ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
ABIQ – Associação Brasileira das Indústrias de Queijo
CNI – Confederação Nacional da Indústria
SINDICARNES – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de São Paulo
UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar