A PepsiCo acaba de integrar a plataforma da Molécoola, uma iniciativa que incentiva a reciclagem com um programa de fidelidade ambiental. Por meio da parceria, consumidores de produtos da PepsiCo, como Cheetos, Lays, e Ruffles, poderão trocar embalagens vazias por pontos no aplicativo ou site da Molécoola, que podem ser acumulados e trocados por benefícios, descontos e produtos diversos. Para isso, é preciso levar o lixo reciclável até as estações de coleta localizadas no estado de São Paulo, Espírito Santo e DF, para que tenha uma destinação correta.
Toda a linha de snacks da PepsiCo é acondicionada em embalagens de BOPP, filme plástico que mantém os alimentos frescos e crocantes e garantem a segurança alimentar. A partir da coleta feita pela Molécoola, todo o BOPP será destinado a um parceiro que garante a reciclagem desse material, muitas vezes descartado incorretamente, prejudicando o meio ambiente. Parte do BOPP coletado será também utilizado na produção de pallets plásticos, usados nas operações da PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.
“Queremos fomentar uma mudança na maneira como consumidores(as) interagem com as nossas embalagens, para oferecer nossa visão de um mundo onde o plástico nunca se torne lixo, especialmente o BOPP, um plástico que precisa de incentivo para que seja reciclado hoje no Brasil”, afirma Lívia Fávaro, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.
Para participar, basta se cadastrar no site da Molécoola ou aplicativo para celular e reunir embalagens de snacks da PepsiCo, que possuem pontuação turbinada e valem 1.500 pontos cada. Em seguida, é só levá-las até um dos pontos de coleta da Molécoola. Assim, o consumidor descarta corretamente as embalagens e é recompensado por isso, ganhando pontos que podem ser trocados por benefícios, descontos e produtos diversos.
“Parceiros como a PepsiCo fazem com que mais e mais pessoas possam conhecer e se juntar ao trabalho da Molécoola, que incentiva a reciclagem, a educação ambiental e também o empreendedorismo de pessoas da cadeia da reciclagem, como os catadores”, diz Rodrigo Jobim Roessler, fundador da Molécoola. As estações de coleta da Molécoola estão disponíveis em unidades dos mercados Extra, Pão de Açúcar, Makro, St. Marche, D’avó, COOP e lojas Leroy Merlin. Para ter acesso à lista completa dos locais acesse aqui.
A parceria com a Molécoola é uma iniciativa do programa “Reciclagem com Propósito” da PepsiCo, que integra a recente transformação de ponta a ponta da companhia, PepsiCo Positive. “Sabemos que o descarte incorreto do plástico é uma questão urgente, não só no Brasil como no mundo todo, e buscamos desenvolver maneiras para alavancar a sua reciclagem e também impulsionar a educação ambiental dos(as) nossos(as) consumidores(as). Sabemos da nossa responsabilidade como indústria, mas também acreditamos que unindo forças e formando novos agentes de transformação teremos a mudança que buscamos de forma mais rápida e eficiente”, completou Lívia.
A PepsiCo tem como meta reduzir o uso de plástico virgem em 50% de seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico.