Startup de vinho em bag-in-box investe em vendas online e cresce na pandemia

Diferente de outros setores do comércio que foram atingidos pela crise econômica gerada desde que a quarentena foi anunciada no País, o mercado de vinhos é um dos que mais tem crescido em consumo, segundo dados levantados pela Ideal Consulting, empresa especializada em bebidas. A venda desses produtos cresceu 72% e foi liderada especialmente pelos rótulos nacionais.

É nesse cenário que a startup de vinhos Fabenne vem crescendo expressivamente e ganhando destaque. Inovando em um mercado tradicional, a startup investe em embalagens bag-in-box, tecnologia amplamente difundida em países em que o mercado é mais maduro, como Estados Unidos, França e Austrália. Após aberta a embalagem, o shelf life da bebida é de até 45 dias.

Segundo Adriano Santucci, sócio empreendedor e co-fundador da startup, a Fabenne tornou-se uma grande aliada de iniciantes e apaixonados por vinhos desde seu lançamento e isso foi acelerado durante a quarentena. Com uma estratégia de aquisição de clientes digitais e foco no conhecimento da jornada do consumidor, a startup atingiu números expressivos, com mais de 20 mil bags vendidas neste ano, número equivalente ao obtido pela marca em todo o ano de 2019.

Somente nos meses de julho e agosto, em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento nos pedidos foi de 400%. Já os acessos ao site da marca cresceram 6 vezes, alcançando aproximadamente 5 mil visitantes diários. Apostando no ganho de escala, a empresa projeta faturar 4 milhões de reais até o fim de 2020.

“Entramos em um mercado tradicional, porém pouco desenvolvido no Brasil. Entendemos que é justamente a forma como o vinho está posicionado para o consumidor que o afasta da categoria, com tantas regras e agentes que dificultam o acesso. Vinho é caro, vinho é para momentos especiais, vinho é difícil de escolher. Estamos quebrando esses mitos e mostrando que é possível desenvolver um mercado de trás pra frente, olhando primeiro para o consumidor e depois para dentro de casa”, explica Santucci.

A startup conta hoje com três varietais fixos em seu portfólio, com opções no tinto (Cabernet Sauvignon), branco (Moscato Giallo), rosé (com uvas Malvasia e Cabernet Sauvignon) e o lançamento em edição limitada para o inverno Cabernet Seleção Especial. As caixas contêm 3 litros de vinho, elaborado em parceria com a cooperativa Vinícola São João, de Farroupilha, na Serra Gaúcha. A embalagem tem um dispenser hermético que impede a entrada de ar quando se serve, evitando a oxidação da bebida.

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