A rede de supermercados Tesco, do Reino Unido, começou a testar códigos QR em movimento para remodelar o varejo no país. Desenvolvido pela GS1 UK, o programa piloto substitui códigos de barras tradicionais em 12 linhas de carnes e produtos de marca própria em algumas lojas no sul da Inglaterra.
Desenvolvida em colaboração com 10 parceiros fornecedores, a iniciativa se concentra principalmente na captura de dados e números de lote, permitindo que a Tesco avalie como os códigos QR com tecnologia GS1 podem melhorar a precisão do código de data de validade, reduzir o desperdício de alimentos e adicionar proteção adicional para ajudar a evitar a venda de produtos vencidos.
Os códigos QR de última geração fornecem uma identidade digital única para cada produto. Além disso, podem conter um volume significativamente maior de informações, permitindo acesso instantâneo de rastreabilidade, com dados precisos e em tempo real, desde a cadeia de suprimentos até a prateleira.
Trata-se do primeiro teste desse tipo e em grande escala realizado por um supermercado do Reino Unido. A avaliação se concentra em dados operacionais essenciais e estabelece as bases para futuros casos de uso, como vinculação a informações sobre alérgenos, credenciais de sustentabilidade e fornecimento, orientações sobre reciclagem e muito mais.
Isabela de Pedro, diretora de desenvolvimento e mudança da cadeia de suprimentos da Tesco, diz que, “embora ainda seja cedo, já é possível observar os benefícios de conectar nossos produtos a informações digitais dinâmicas que ajudarão os clientes a saber mais sobre os produtos em nossas prateleiras. Além de melhorar a experiência do cliente e gerar novos valores para a cadeia de suprimentos, estamos testando como os códigos QR podem ajudar a Tesco com questões como rastreabilidade, conformidade, sustentabilidade e comunicação na ponta da prateleira.”