O setor de latas de alumínio para bebidas alcançou um marco histórico em 2024, registrando a comercialização de 34,8 bilhões de unidades e consolidando o Brasil como o terceiro maior mercado mundial. De acordo com a Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas), o crescimento foi de 7,6% em relação a 2023, confirmando as projeções do primeiro semestre e reforçando a preferência crescente dos consumidores brasileiros pela lata de alumínio.
Um dos grandes motores desse resultado foi a ampla variedade de bebidas envasadas em latas de alumínio. Um dos destaques do ano foi a água em lata que apresentou um crescimento expressivo, chegando a três dígitos, seguido pelo bom desempenho de refrigerantes e cervejas sem álcool. Fatores como o calor intenso e o aumento do poder de consumo da população contribuíram para esse avanço.
“A lata de alumínio já faz parte do dia a dia das pessoas, e isso se deve à sua praticidade e benefícios como embalagem. Ela gela mais rápido, preserva o sabor original da bebida, é segura para o consumidor e é a opção mais sustentável do mercado. O crescimento de quase 8% indica que estamos no caminho certo”, afirma o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.
A lata “sleek” de 350 mililitros, mais alta e fina que a tradicional (350ml), tem se configurado como sinônimo de bebida “premium” no mercado. Este formato teve crescimento de 36% em relação a 2023. A lata de 473 mililitros também registrou alta de 22% nas vendas. Enquanto isso, as latas tradicionais de 350 mililitros tiveram uma leve queda, mas ainda representam a maior fatia do mercado.