
A petroquímica Braskem entrou com pedido de recuperação extrajudicial nesta segunda-feira (24/8). O objetivo é renegociar uma dívida de cerca e 56 bilhões de reais, a maior parte em dólares, e ganhou 90 dias de proteção para concluir o plano de reestruturação junto aos credores.
A informação foi confirmada através de um documento divulgado pela empresa. Na nota, a companhia comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração aprovou o ajuizamento do pedido de recuperação extrajudicial.
“Assim que formalizados os documentos pertinentes, fará o protocolo do pedido de Recuperação Extrajudicial, com o objetivo de assegurar um ambiente jurídico estável, protegido e adequado para a negociação e implementação da reestruturação das suas obrigações financeiras quirografárias no montante aproximado de 10,9 bilhões de dólares, diz o comunicado.
A Braskem ressalta que a medida possui escopo limitado, estritamente financeiro, e não abrange quaisquer obrigações da empresa com seus fornecedores, clientes e demais stakeholders, as quais permanecem vigentes e seguem sendo cumpridas normalmente, nos termos dos respectivos contratos.
A recuperação extrajudicial é um mecanismo que permite à empresa negociar diretamente com os credores e levar posteriormente o acordo à Justiça para homologação. Se não conseguir o apoio necessário, o processo pode ser convertido em recuperação judicial.


