A partir deste ano, o Prêmio Grandes Cases de Embalagem passa a aceitar inscrições de projetos realizados em qualquer país da América Latina, num movimento de expansão que nasceu da observação da prática das empresas. “O setor de embalagens é cada vez mais globalizado, desde os fornecedores de insumos e máquinas até os brand owners, e os negócios são conduzidos de forma regional”, observa Marcos Palhares, diretor da The Packaging Academy, empresa responsável pela organização da premiação.
O objetivo é o mesmo que orientou o nascimento do Prêmio: dar visibilidade para projetos inovadores, a fim de difundir boas práticas – só que agora com escopo mais amplo. “O Brasil é uma economia importante na América Latina, e temos a tendência de ser bastante autocentrados”, pondera Palhares. “Mas a verdade é que em outros países há desenvolvimentos muito avançados, e acreditamos que o setor de embalagens como um todo se beneficiará dessa maior integração.”
Num primeiro momento, a expectativa é de que as inscrições venham pelas mãos de empresas que atuam no Brasil, mas que têm negócios também em outros países da região. “Estamos estimulando os players do mercado brasileiro a inscreverem projetos internacionais no GCE25. Aos poucos, esperamos conquistar no exterior a mesma credibilidade que construímos no Brasil, tornando o Prêmio conhecido em toda a América Latina e fazendo do GCE uma referência regional no setor de embalagens.”