Abralatas recebe Selo Amigo dos Catadores e Catadoras

Elisângela Matos (2ª da esq. para dir.), do Comitê de Sustentabilidade da Abralatas, recebe o Selo Amigo dos Catadores e Catadoras

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) recebeu, nesta quinta-feira (19/12), o Selo Amigo dos Catadores e Catadoras. O reconhecimento foi feito durante a Expocatadores 2024, que está sendo realizada em São Paulo, com a presença de lideranças do setor e autoridades.

O evento é organizado pela ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e UNICATADORES e este ano tem como tema “Reciclagem Popular: Inovação Sustentável na Era da Revolução Tecnológica e da Crise Climática”. A Expocatadores está em sua 11ª edição e já é consolidada como o principal evento da cadeia da reciclagem no país, promovendo inclusão socioprodutiva e debatendo os principais desafios e avanços do setor.

Para a Abralatas, participar de um evento deste porte e receber o Selo Amigo dos Catadores e Catadoras é o reconhecimento por anos de parceria com os profissionais que trabalham com o recolhimento de material reciclável. Segundo Cátilo Cândido, presidente da Abralatas, a homenagem deixa todo o setor de latas de alumínio muito orgulhoso e com o sentimento de dever cumprido. “Esse prêmio vem coroar um trabalho sinérgico que já acontece há muitos anos”, explicou.

Elisangela Matos, representante do Comitê de Sustentabilidade da Abralatas, foi a responsável por receber o prêmio. “Estou muito honrada de representar o setor na Expocatadores 2024 e receber o Selo Amigo dos Catadores e Catadoras. Esse reconhecimento mostra a relevância desta categoria para nossa cadeia produtiva do alumínio e reforça nossa aliança e compromisso para um futuro mais justo e sustentável”, afirmou Eliana.

Para Roberto Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), os catadores e catadoras são os protagonistas da reciclagem no Brasil, mas ainda lutam por reconhecimento. “A ExpoCatadores é um espaço único onde fortalecemos nossa voz, mostramos o valor do nosso trabalho e discutimos caminhos para um futuro mais sustentável. Vivemos um momento urgente, com os desafios climáticos e tecnológicos avançando, e precisamos estar unidos, criando parcerias sólidas que tragam inovação, dignidade e resultados concretos para o setor”, disse.

COMENTÁRIOS