Os vencedores do Desafio de Inovação “Lucio Mastroberardino” 2024, com foco nas inovações mais interessantes em tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos de vinho e bebidas, foram revelados hoje pela Simei, que será realizada no espaço Fiera Milano, em Rho, nos arredores de Milão, de 12 a 15 de novembro. Os prêmios, que serão entregues durante a cerimônia inaugural da 30ª edição da principal exposição internacional de enologia e máquinas de engarrafamento, revelam um setor cada vez mais competitivo (quase 2,5 bilhões de euros em exportações e um superávit da balança comercial de mais de 2,1 bilhões), inovador e orientado para a racionalização do trabalho e dos recursos. Em primeiro plano, a pesquisa de materiais e o uso da inteligência artificial a serviço de uma produção cada vez mais respeitosa com o meio ambiente, sustentável e adaptável às diferentes necessidades do mercado.
Prêmio de Inovação Tecnológica
O Comitê Técnico-Científico concedeu o título de Prêmio De Inovação Tecnológica às propostas mais promissoras. Os trabalhos premiados vão desde um filtro com baixa pegada de carbono para o tratamento de vinho e borras, o Flavy X-Treme 3 em 1 da Bucher Vaslin, até um sistema automático para filtragem de líquidos de alta concentração, o Active Flow da Enomeccanica Bosio, e La Semplice da Gamba, um sistema de lavagem móvel para limpeza interna de tanques. Há também o EVO2-FERM da Parsec, um dispositivo para gerenciamento de nutrição durante a fermentação, e o Prexa Infinity da Puleo, uma prensa pneumática com produção integrada de nitrogênio para processamento em atmosfera inerte. Na frente da inteligência artificial e coleta de dados, a P.E. A Labellers recebeu um prêmio pelo TelescoPE, um sistema instalado em etiquetadoras baseadas em IA para coleta e processamento de dados, e a Omnia Technologies pelo HMI i-Get, uma interface homem-máquina para melhorar a eficiência dos processos de produção.
Green Innovation Award
As soluções premiadas com o Green Innovation Award se destacam por seu compromisso ambiental, este ano especialmente focadas nos quesitos embalagens e fechamentos. A Amcor Capsules recebeu duas menções para a Stelvin Goes Greener, uma tampa de rosca de baixa pegada de carbono feita com alumínio reciclado, e Essentielle, uma tampa de vinho espumante sem plástico, composta principalmente por alumínio e papel. Outra cápsula completamente sem plástico criada pela Crealis ganha o Green Innovation Award, que é a Symbiosis, também feita de papel (componente primário) e alumínio. A Vinventions, ao contrário, se concentra em plástico, ganhando uma menção para Nomacorc Ocean, uma tampa feita com plástico reciclado coletado dos oceanos. A categoria é completada pelo Recycling Gas System, da Bertolaso Omnia Technologies, um sistema técnico de recuperação de gás na fase de engarrafamento, e o Low Emissions Distillery da Frilli – Omnia Technologies, um gerador de vapor para destilarias de baixa energia.
Nova Tecnologia
O prêmio Nova Tecnologia destaca as seguintes soluções: X100 da Cork Supply (tecnologia baseada em IA para medir a taxa de transferência de oxigênio em rolhas); barris cerâmicos da Defranceschi (usados para evitar defeitos de sabor devido a fundos não torrados e calor por indução); o WineScan 3 SO2 da FOSS Italia (uma plataforma de análise rápida e multiparâmetro); a Filling valve 206 da Gai Machines (uma válvula de enchimento para alimentos líquidos sem gás, como vinho, água, sucos e licores); o AVAFERM Spark da HTS Enologia (ferramenta para o gerenciamento de nutrição e fornecimento de oxigênio na fermentação); o AromaLoc da JU.CLA.S. (sistema para limitar a perda de compostos aromáticos durante a fermentação); Bebida Libero e Vinho Libero da Permeare – Omnia Technologies (um sistema de desalcoolização com membranas semipermeáveis); Heli-X da PMH Vinicole (uma bomba de mosto com baixo impacto na integridade da uva); ALcryo Vortex 10 da Siprem International (um sistema de resfriamento contínuo para uvas esmagadas e desengaçadas); WQS Nomasense O2 da Vinventions (um sistema conectado de controle e gerenciamento de oxigênio durante a vinificação); Win&Fit da Win&Tech – Omnia Technologies (uma ferramenta para a medição automática do índice de filtrabilidade do vinho).