Depois de cinco anos de estudos e investimentos em logística, Ambev consegue levar chopp para latas de alumínio
Nos últimos anos, a venda de chopp vem crescendo de forma consistente, de acordo com a Ambev, maior produtora da bebida no Brasil. Além disso, há muitos anos o time escutava dos consumidores o desejo de consumir o chopp e a experiência dele em casa, de forma fácil e descomplicada.
Aproveitando essa onda, a Ambev levou o chope Brahma para latas de alumínio. Mas manter a bebida gelada e com colarinho exigiu muito trabalho. Isso porque, diferentemente da cerveja, o chope não é pasteurizado.
O maior desafio foi manter a espuma cremosa sem alterar o sabor e as propriedades da bebida. Para resolver a equação, a receita combina fórmulas, tecnologia, logística e temperatura controlada. “O Chopp Brahma é sinônimo de tradição e categoria no Brasil. Há muitos anos ouvíamos do consumidor o sonho de poder beber o chopp de forma fácil em casa, com o mesmo sabor e qualidade. Essa inovação só foi possível por conta do avanço no modelo de plataforma que a Ambev vem desenvolvendo nos últimos anos, pois apesar de estar na lata, o Chopp da Brahma precisa ter toda cadeia logística refrigerada para garantir a qualidade e o frescor, desde a cervejaria até a casa do consumidor”, afirma Gustavo Castro, diretor de Inovação da Ambev.
Assim, time de inovação da Ambev passou a estudar maneiras de levar o Chopp Brahma para os lares dos consumidores. O desafio para chegar à receita ideal ficou para o CIT, o Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, localizado no Rio de Janeiro. Além de ensinamentos de projetos que estavam em estudo há 5 anos, a equipe de pesquisadores também foi aprender as melhores práticas e tecnologias da sua operação na Ásia, em busca de técnicas e soluções capazes de manter a qualidade, o frescor e a conhecida espuma do Chopp Brahma, para reproduzir com exatidão a experiência de quem prova o líquido no bar, agora, em casa.
“Foram muitas pesquisas e testes até chegarmos em um processo de micro filtragem que garante a qualidade, frescor e uma espuma super cremosa”, diz Daniel Baumann, diretor do CIT.
Além disso, o aplicativo Zé Delivery, uma inovação da Ambev de 2016, também foi crucial para levar o chopp fresco até a casa dos consumidores. Como o chopp precisa ficar refrigerado para manter seus atributos, toda a entrega ficaria comprometida se não fosse o maior app de bebidas do Brasil o responsável pelo armazenamento e distribuição. Assim a Ambev tem o controle de todo o processo, desde a produção até a entrega ao consumidor. A bebida é mantida gelada até o fim da produção. Depois segue gelada para as dark stores do Zé Delivery e vai gelada para a casa do cliente.
O chope em lata faz parte da estratégia da Ambev de investir cada vez mais em embalagens de alumínio. Um dos motivos, segundo a companhia, é que a cadeia circular de reciclagem brasileira é mais desenvolvida.
A novidade está disponível por enquanto apenas no Rio de Janeiro. A previsão da Ambev é levar a novidade a outros estados, começando pelo Sudeste, nos próximos meses, mas ainda depende de ajustes na logística.