Cargill reduz em até 46% plástico nas embalagens de óleos

O portfólio de óleos especiais da Cargill, das marcas Liza, Mazola e Purilev e óleos compostos Maria e Olívia, chega aos pontos de venda com menos plástico nas embalagens.

Na linha de óleos especiais de Liza, por exemplo, as embalagens tiveram uma redução de 21%, enquanto a tampa sofreu redução de 11% de plástico. Essa redução já vem acontecendo também no Óleo Liza Soja, que, nos últimos 25 anos, reduziu total de 50% do seu peso da garrafa e 24% do seu peso do rótulo. Além disso, a marca passou a adotar o plástico shrink reciclado em substituição às caixas de papelão para transporte.

“Na Cargill, temos o cuidado de pensar no ciclo de vida de cada produto, o que inclui o cultivo dos grãos, passando pela forma como esse produto é embalado e oferecido ao cliente, até o pós-consumo. Com as mudanças na linha de Liza (Especiais e Soja) a Cargill alcançou uma redução de 1.290 toneladas de plástico, o que equivale a 85,8 milhões de garrafas de óleo a menos no mercado e 13.662 toneladas de CO₂ que deixaram de ser emitidas, reduzindo a pegada de carbono. Essa evolução está atrelada à nossa estratégia de pensar em maneiras diversificadas de promover o consumo consciente, reduzindo os impactos na categoria”, destaca Mariana Mendel, gerente de portfólio da Cargill.

As transformações implementadas pela Cargill também contemplam as linhas de óleos especiais Mazola e Purilev e óleos compostos Maria e Olívia. Em todas elas houve redução de gramatura, tanto da embalagem plástica quanto das tampas, alcançando assim uma economia de 156 toneladas de plástico. A mudança mais significativa foi na embalagem de Purilev que chegou a uma redução de 46% na quantidade de plástico e ganhou novo design próprio, mais moderno e que melhora a experiência na cozinha.

Considerando a produção de 2022, essas transformações ajudaram a alcançar uma redução na emissão de 398 toneladas de CO₂, que equivalem à captura de 2.727 árvores.

Todos os resultados foram calculados a partir de estudo de análise do ciclo de vida, comparando as embalagens anteriores e atuais.

A redução de impactos é pensada em todo o ciclo de produção de Liza. Ela tem início no campo, com a transformação da cadeia de fornecimento, valorizando a produção responsável que beneficie produtores e comunidade local.

Já no pós-consumo, a marca Liza conta com o maior programa de logística reversa de óleos e gorduras do Brasil. O Liza Ação Renove o Meio Ambiente, presente em 22 estados brasileiros e Distrito Federal, estimula o recolhimento de óleo de cozinha usado, oferecendo à população acesso a pontos de coleta, para reciclagem e reaproveitamento do resíduo. O programa conta com 6,5 mil pontos de coleta (considerando também os de recolhimento porta a porta) e já ultrapassou a marca de 12 milhões litros recolhidos desde 2010, ano de seu lançamento. Somente no último ano, o programa já ajudou a recolher 2,7 milhões de litros. Isso equivale ao volume de 13 milhões de garrafas de óleo, preservando em torno de 301 bilhões de litros de água do nosso planeta.

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