Braskem anuncia iniciativas vencedoras do 1º Edital Projetos que Transformam

O 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam, que tem como objetivo apoiar projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou entre as 280 propostas inscritas, 15 iniciativas de cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia. Elas serão contempladas com um total de R$ 1 milhão em incentivos. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final.

“Para a Braskem é muito gratificante ver os resultados expressivos neste primeiro ano de edital. Não foi fácil ter que escolher, seguindo os critérios estabelecidos, apenas 15 iniciativas frente a mais de 200 propostas recebidas. Estamos felizes em poder colaborar e/ou continuar um trabalho que já vem sendo realizado nas nossas comunidades e de alguma maneira também contribuir para o desenvolvimento das pessoas”, explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.

No estado de São Paulo, as organizações contempladas são: União da Saúde sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês, com o projeto “Escritório Digital Conectados”; Companhia de Artes Primeiros Passos, com o “Capacitando Para Transformar”; e Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM), com o “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação”. No estado do Rio de Janeiro os projetos escolhidos são “Projeto Horticultura Mãozinha Verde”, do Lar Fabiano de Cristo – Casa Mãe Marocas, Projeto “Arte Mãe”, do Luar, e “Projeto PDA”, da ONG Trama Ecológica.

No estado de Alagoas se destacaram o Instituto Feminista Jarede Viana, com o projeto “Fala Preta”; o Instituto Mandaver, com o “Oficina Escola”; e a Associação dos Moradores do Alto da Saudade, com o projeto “Capacitação Área de Informática”. Na Bahia os incentivos vão para os projetos “Quilombo Sustentável”, da Associação Humana Povo para Povo; “Afroteca Muvuca”, da Associação Viva a Vida; e “Portas Abertas: Janela Para o Mundo”, da Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus.

Já no Rio Grande do Sul quem receberá o repasse é a Central Única das Favelas, com o projeto “Nota das Quebradas”; a Entidade de Filantropia, Cultura e Arte – EFCA, com o projeto “Costurando Habilidades”; e a Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita, com o “Reciclando e Gerando Trabalho e Renda”.

Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos quatro capacitações virtuais que contou com mais de 3 mil expectadores. Agora, as organizações vencedoras participarão de um segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.

Projetos vencedores

Proponente: União da Saúde Sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês

Proposta: “Escritório Digital Conectados” – Criar um escritório digital e oferecer qualificação profissional por meio de ações de capacitação. Neste escritório, jovens vivenciarão a prática e a rotina de uma agência de marketing digital e, dentre as atividades, estão previstas oficinas práticas de social media, produção de conteúdo e monitoramento de redes sociais, edição de vídeos e imagens e conteúdos sobre cidadania e ética.

Proponente: Companhia de Artes Primeiros Passos

Proposta: “Capacitando para Transformar” – Oferecer oficinas culturais para mulheres e crianças negras pobres e pessoas LGBTQIA+ em artesanato, para venda em redes sociais, feiras itinerantes e pontos turísticos de Mauá. As oficinas serão ministradas 3 vezes por semana, 4h por sessão. Além disso, será oferecido atendimento psicológico presencial 1 vez por semana, com meta total de 280 atendimentos semanais.

Proponente: Associação de Pais e Mestres da EE Professor Zenon Cleantes de Moura (APM)

Proposta: “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação” – Revitalizar a Sala de Leitura da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, incluindo reforma e pintura do espaço, aquisição de equipamentos e mobiliário para compor a sala, além da contratação de um professor assistente e um neuropsicólogo para atendimento a alunos com necessidades especiais.

Proponente: Lar Fabiano de Cristo – Casa de Mãe Marocas

Proposta: “Projeto Horticultura Mãozinha Verde” – Aliar atividades de educação alimentar/nutricional e a produção de alimentos orgânicos com a criação de um espaço de articulação coletiva voltada à geração de renda. As atividades preveem a implementação de uma horta, realização de oficinas de culinária e reciclagem,  criação de ecopontos, atividades teóricas específicas de educação alimentar e nutricional, além de atividades e vivências que levem ao exercício da cidadania e busca pela garantia de direitos. O projeto terá duração de 12 meses e será totalmente presencial.

Proponente: Projeto Luar

Proposta: “Arte Mãe” – Oferecer oficinas de corte e costura para 30 mulheres/mães em um período de 10 meses. O projeto acontecerá 3 vezes por semana na sede da organização, e as mulheres serão divididas em 2 turmas (manhã e tarde). Dois dias serão exclusivos para a formação em corte costura (3 horas cada) e um dia será dividido entre a oficina de inclusão digital (1 hora cada) e a oficina de corpo/grupo de reflexão (2 horas cada).

Proponente: ONG Trama Ecológica

Proposta: “Projeto PDA” – Realizar ações de Educação e Empreendedorismo para crianças, jovens e mulheres. Dentre as atividades previstas estão: atividades de educação, educação ambiental, cultura e esporte (rodas de leitura, rodas de conversa, palestras, gincanas, entre outros); oficinas de matemática (por meio da informática); ações de qualificação e capacitação em artesanato e reaproveitamento de alimentos para mulheres da comunidade. O projeto terá 8 meses de duração e será totalmente presencial.

Proponente: Instituto Feminista Jarede Viana

Proposta: “Fala Preta” – Oferecer capacitação profissional em moda afro-indígena e formação política-social para mulheres. Dentre as atividades, estão previstas: capacitação profissional por meio da produção de peças artesanais e acessórios que possam fortalecer a identidade racial e geração de renda, curso de formação em protagonismo político-social (classe, raça e gênero), assim como intervenção comunitária nas comunidades alvos. O projeto terá duração de 6 meses e será realizado, em sua maior parte, no formato presencial.

Proponente: Instituto Mandaver

Proposta: “Oficina escola” – Realizar 5 oficinas de manicure e pedicure, barbeiro, confeitaria, designer de sobrancelhas e confecção de salgados para 300 adolescentes jovens e adultos. Serão ofertadas por 4 meses e terão 15 alunos por turma (4 turmas em cada oficina). O projeto será totalmente presencial.

Proponente: Associação dos Moradores do Alto da Saudade

Proposta: “Capacitação Área de Informática” – Realizar de forma semanal, totalmente presencial e gratuita, capacitação no uso de computador, visando uma formação básica em conhecimentos de informática, auxiliando jovens e adultos a procurarem formação profissional.

Proponente: Associação Humana Povo para Povo

Proposta: “Quilombo Sustentável” – Implementar o Sistema PAIS na comunidade quilombola Pitanga dos Palmares – um sistema de produção agroecológica que é reconhecido como tecnologia social de baixo custo. Tem como premissa o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, cujo centro é reservado à criação de galinhas caipira. Também irá realizar capacitação das beneficiárias em temas de gestão, comercialização, técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças.

Proponente: Associação Viva a vida

Proposta: “Afroteca Muvuca” – Construir um espaço de leitura e um espaço multiuso contando com um acervo de 100 livros de literatura negra, reforço escolar para 60 crianças em processo de alfabetização durante o contraturno escolar, além de atividades de contação de histórias com temática étnico-racial, 1 uma vez por mês, para cerca de 30 crianças, durante 10 meses. Os espaços já possuem projeto arquitetônico, sendo projetados em containers. A proposta é que a instalação seja realizada no Quilombo de Cordoaria.

Proponente: Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus

Proposta: “Portas Abertas: Janela Para o Mundo” – Capacitar 30 jovens e adultos na área de tecnologia digital utilizando as ferramentas atreladas ao computador. Serão realizadas de forma presencial 80% das atividades, divididas em: Noções básicas de informática, Uso do sistema operacional Windows, Processador de texto (Microsoft Word), Apresentação multimídia (Power point), Planilha eletrônica 8 de 14 (Microsoft Excel) e 20% de forma EAD através da plataforma digital Google Meet, Elação do projeto de vida, diversidade no mundo do trabalho, ética no mundo do trabalho, entrevista, dinâmica e apresentação formal.

Proponente: Central Única das Favelas

Proposta: “Nota das Quebradas” – Oferecer aulas de música, sendo 20 alunos para aulas de instrumentos (violino, viola e violoncelo), 15 alunos no grupo de percussão e 15 alunos no coral. As aulas serão coletivas, 2 vezes por semana. O projeto visa promover cidadania, autoestima, autonomia, respeito às diferenças, comunicação não-violenta, fortalecimento do vínculo familar e auxílio na melhora do rendimento e no desenvolvimento da coordenação motora.

Proponente: Cooperativa de Reciclagem e Defesa do Meio Ambiente Santa Rita

Proposta: “Reciclando e Gerando Trabalho e Renda” – Oferecer oficinas sobre cooperativismo, gestão social do cooperativismo, monitoramento e avaliação do fluxo produtivo e dos beneficiários (realizado a cada 3 meses). Tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e renda dos cooperados e a qualidade socioambiental do trabalhador, baseado em metodologia freireana. A aquisição prevista de equipamentos visa melhorar o fluxo produtivo. Já os materiais de proteção individual visam melhorar as condições de trabalho dos cooperados.

Proponente: Entidade de Filantropia, Cultura e Arte – EFCA

Proposta: “Costurando Habilidades” – Realizar curso de corte e costura para mulheres da periferia de Montenegro, com o objetivo de fornecer instrumentalização e qualificação, além de promover pertencimento e inserção social. O projeto visa atender 20 mulheres e capacitá-las em costura para produção de vestuário para uso próprio e para venda, a partir de retalhos doados.

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