Greenpeople neutraliza impacto de 170t de embalagens com a tecnologia blockchain

A Greenpeople, marca de sucos 100% naturais, chás e água de coco, compensou 100% das embalagens colocadas no mercado nos anos de 2019 e 2020, ou seja, 170,43 toneladas – cerca de 168 toneladas papelão e 2,8 toneladas de plástico –,  impedindo a emissão de 6,33 tons de CO2 na atmosfera.

A compensação do material foi feita mediante a parceria da empresa com a cleantech Polen, startup que neutraliza o impacto de embalagens por meio da tecnologia blockchain, e já atendeu mais de 1,4 mil indústrias em nove países diferentes. No caso da Greenpeople, a solução desenvolvida pela cleantech gera tokens (cada um deles equivalem a um quilo de material compensado) em seu sistema blockchain, faz a certificação do processo de triagem dos resíduos em cooperativas e gestores de resíduos, audita todas as licenças cabíveis à operação e garante a rastreabilidade do material reciclado para comprovação exigida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“De acordo com a PNRS, a Greenpeople só precisava compensar 22% da massa equivalente às embalagens que colocou no mercado. Mas eles quiseram realizar a compensação de 100%. Isso demonstra a importância que a empresa dá à preservação do meio ambiente e em agregar valor à sua marca para o consumidor”, conta Renato Paquet, CEO da Polen.

O mercado de créditos de logística reversa, que vem conquistando cada vez mais espaço nos setores da economia brasileira, funciona com uma mecânica similar ao dos créditos de carbono. As empresas geram embalagens e podem compensar os resíduos colocados no meio ambiente comprando créditos de logística reversa, também chamados de reciclagem, de empresas do ramo, como a Polen, por exemplo.

“A Greenpeople é uma empresa inovadora e contemporânea que tem como propósito desenvolver produtos totalmente conectados com as tendências do terceiro milênio de vida saudável, sustentável e de bem-estar.  Somos únicos na produção de sucos frescos 100% naturais utilizando ingredientes de alta qualidade e tecnologia de pressurização para oferecer ao mercado um alimento que preserva integralmente as características e sabores das frutas e verduras de nossas formulações. Nossa ambição é levar nossos alimentos ao maior número de indivíduos e famílias possíveis e ser impulsionador de um movimento global de busca de uma vida mais saudável”, explica Leonardo Moretzsohn, CEO da Greenpeople.

A Greenpeople realizou a sua compensação em cinco estados: Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

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