A nova garrafa de Sprite chega ao Brasil. A marca anunciou a troca de sua característica garrafa de PET verde para incolor em julho nos Estados Unidos, e agora a novidade chega por aqui. O objetivo da Coca-Cola com a mudança é facilitar o processo de reciclagem. O fato de não conter pigmentação colorida faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem. Garrafas sem pigmentos possuem maior demanda e podem ser reutilizadas em diferentes produtos e setores, como produtos têxteis, cosméticos, materiais térmicos, de proteção etc. O PET incolor gera uma eficiência na cadeia de reciclagem por reduzir a necessidade de separação de outros materiais.
De acordo com a Coca-Cola, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem incolor se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida. “Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente”, diz Ted Ketterer, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil. No Brasil, a mudança da garrafa PET está começando agora em todos os mercados e em todas as suas apresentações (200ml, 250ml, 500ml, 600ml, 2L e 2,25L).
A companhia também anunciou que até o final de 2022, a estimativa é que cerca de 70% das embalagens colocadas no mercado contenham um percentual de resina reciclada, e que, nos próximos anos, todas as embalagens serão transparentes e usarão pelo menos 50% de resina reciclada em todo o País.
“Ao optar pelo aumento do conteúdo reciclado e pela substituição de embalagens verdes para garrafas PET transparentes para uma marca tão icônica e com volume tão relevante como Sprite, demonstramos e percebemos como a empresa tem avançado e atuado de forma comprometida para os objetivos de sustentabilidade e de aumento da reciclabilidade e circularidade de todas as nossas embalagens”, ressalta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para o Brasil e Cone-Sul da Coca-Cola América Latina.