As embalagens conversam com os consumidores

Por Virginia Vaamonde*

Artigo publicado na revista EmbalagemMarca 1-2022

Virginia Vaamonde é CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

As embalagens sempre tiveram grande importância na relação do produto e da marca com os consumidores. Sempre foram ferramentas fundamentais de informação e de marketing. Agora, com os consumidores cada vez mais bem-informados e exigentes, a inovação invadiu de vez o setor de embalagens. E não é brincadeira! Elas passaram a conversar com os consumidores.

A nova ordem de relacionamento das marcas com o consumidor é proporcionar a melhor experiência possível a ele quando busca um produto no ponto de venda, seja no ambiente físico ou digital. A padronização do código bidimensional (2D) trouxe novas possibilidades nesse sentido. Ele pode ser acessado pelo smartphone e levar ao consumidor dados sobre o produto e muito mais, como conteúdo institucional que aprimora a interação e reforça o elo emocional com as marcas.

Os clientes estão constantemente exigindo mais informações sobre os produtos que consomem, onde e como são cultivados e a melhor forma de usá-los e reciclá-los. Soma-se a isto o fato de que os varejistas estão ficando sobrecarregados com o grande volume de dados que vêm de várias fontes e em diferentes formatos, o que é cada vez mais complicado quando se trata de recalls de produtos, por exemplo. Para todos os integrantes da cadeia de suprimentos, portanto, é essencial um código que ofereça mais possibilidades de automação nos processos de rastreabilidade e controle logístico.

Aqui no Brasil, algumas empresas como Vapza Alimentos, Fugita e Café Pacaembu perceberam as vantagens de usar o código 2D em suas embalagens, o que estabeleceu uma nova rotina no relacionamento com seu público e com parceiros comerciais. Uma de suas principais características, e que o transforma na principal tendência para a identificação de produtos, é a capacidade ampliada de armazenar dados em relação ao código linear, ocupando um espaço reduzido na embalagem. 

Além de possibilitar aos clientes novas experiências e acesso a informações detalhadas, o código 2D dá a possibilidade ao fabricante de melhorar estratégias de marketing para fidelização. Não deixa de ser também uma oportunidade de desenvolvimento de embalagens mais inteligentes. É a solução que diferencia as marcas perante o público e gera oportunidades de crescimento e resultados mais positivos. 

Diante desse cenário, surge uma nova oportunidade para os provedores de soluções compartilharem dados. Os sistemas deverão estar prontos para receber mais informações e fazer as integrações necessárias de forma automática.

O segmento do varejo, por sua vez, será beneficiado principalmente no PDV. Os produtos virão de fábrica com maior quantidade de informações úteis na embalagem, que poderão ser automaticamente inseridas em seu sistema de gestão de loja e toda a administração, o que pode aumentar a produtividade e o tempo de resposta às demandas como, por exemplo, controle de estoque, segurança na hora da compra, agilidade de leitura e também a prevenção de perdas, principalmente de produtos perecíveis.

Veja abaixo algumas embalagens que utilizam o código 2D.

Benefícios do 2D no PDV
Gerenciamento de estoques Segurança
RastreabilidadeEngajamento
SustentabilidadeAcuracidade de inventário
Embalagem estendidaPrevenção de perdas
Autenticidade de produtosGerenciamento de trocas
Melhor experiênciaDados mais completos
Gerenciamento de data de validadeAumento da produtividade

COMENTÁRIOS