Com foco no mercado de nutrição saudável, a multinacional Glanbia Performance Nutrition anuncia investimento no Brasil e lança um produto inédito ao país: Whey Gourmet Series. O produto será comercializado em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.
Apesar da crise econômica em diversos segmentos da economia, um mercado que vem chamando a atenção globalmente é o de bem-estar, avaliado em cerca de 1,3 bilhão de euros e com um crescimento anual entre 5% e 10%, segundo o estudo “Feeling good: The future of the $1.5 trillion wellness market”, produzido pela McKinsey & Company, em agosto de 2020. Pesquisas ainda mais recentes indicam que cada vez mais pessoas estão atentas ao impacto positivo de uma vida saudável no resto das suas vidas, com 68% dando prioridade a produtos que promovem um melhor desempenho físico (McKinsey Consumer Health Insights – Abril/21). Seguindo esta tendência, uma das principais empresas de bens de consumo na categoria de nutrição saudável (Health and Wellness) do mundo, a Glanbia Performance Nutrition (GPN), acaba de anunciar um importante investimento no Brasil ainda neste ano.
Responsável por um portfólio de marcas como Optimum Nutrition, Isopure, SlimFast, think!, Amazing Grass, a GPN está investindo na produção local de um whey protein exclusivo para o mercado brasileiro: o Whey Gourmet Series. De acordo com Ricardo Barbara, VP na América Latina da Glanbia Performance Nutrition, a estratégia faz parte dos planos de expansão da multinacional em mercados promissores, como é o caso do Brasil.
“Em um dos mais recentes movimentos estratégicos da Glanbia, criamos duas verticais de negócios para todas as nossas divisões de produtos, Sports Nutrition e Health & Wellness: GPN Américas e GPN Internacional. Nosso objetivo é explorar o potencial existente não apenas no mercado americano, onde somos líderes, como também fortalecer a penetração nos potenciais mercados da América Latina, com destaques para México e Brasil. O Brasil, especialmente, representa uma das maiores oportunidades de crescimento para GPN Américas, por isso temos planos específicos para o país”, revela o executivo.
Para viabilizar a produção nacional, a companhia se preparou por dois anos, dedicando um aporte de mais de 1 milhão de reais a consultorias internacionais que auxiliaram na busca por parceiros aptos a firmar uma verdadeira aliança estratégica, não apenas um acordo simples de co-manufatura. Durante o processo, a Glanbia chegou a considerar cinco fábricas no Brasil e Argentina, mas optou pela Grow Dietary Supplements (GDS) no Brasil, por já conhecer em detalhes a planta no passado e, especialmente, devido aos recentes investimentos em infraestrutura realizados por seus acionistas.
O Whey Gourmet Series concilia ao aporte proteico um composto de vitaminas que, quando combinadas, auxiliam não apenas na proteção e recuperação muscular, como também no funcionamento do sistema imunológico. Isso ocorre devido à presença de Zinco e Vitamina B6 na formulação.
“Até então, todos os produtos GPN comercializados no Brasil eram produzidos em nossa planta dos Estados Unidos. Com o início da produção nacional do Whey Gourmet Series, vamos conseguir realizar uma assertiva expansão de portfólio, respondendo à alta demanda interna por produtos relacionados à saúde e bem-estar”, finaliza Ricardo Barbara.
A formulação do Whey Gourmet Series foi desenvolvida no Centro de Excelência de Pesquisa & Desenvolvimento da Glanbia, sediado nos Estados Unidos: um centro de inovação de padrão internacional que demandou investimentos na ordem de U$10 milhões e contempla o que existe de mais moderno em equipamentos, processos e recursos para desenvolvimento de produtos inovadores. Vale pontuar que além dessa formulação, todos os insumos do Whey Gourmet Series são importados diretamente da própria Glanbia ou da rede de fornecedores internacionais homologados, de forma que apenas o processamento e envasamento do produto sejam realizados no Brasil.