Para acompanhar as transformações dos consumidores e do mercado, a Brainbox Design for Business (empresa do Grupo OM Marketing & Comunicação) foi responsável pelo redesenho do projeto gráfico de embalagens da Frimesa, tradicional empresa brasileira do ramo alimentício fundada em 1977.
De acordo com a pesquisa Packaging Matters, da MWV, MeadWestvaco Corporation, 60% dos consumidores brasileiros avaliam a embalagem como item mais importante durante o processo de compra. Por isso, o objetivo principal do trabalho foi reforçar a percepção de qualidade da Frimesa no ponto de venda por meio de um visual mais limpo e centrado nas preferências dos consumidores.
Com mais de 450 itens no portfólio e atuação nos segmentos de cárneos e lácteos, o projeto envolveu um longo processo de imersão, incluindo análises individuais das categorias dos produtos, entrevistas com grupos focais, visitas aos pontos de vendas, análise da concorrência e metodologias exclusivas de pesquisas desenvolvidas pela Brainbox para o aperfeiçoamento dos insights.
“A embalagem é o mais importante elemento de comunicação que conecta produto, marca e cliente. Não se trata apenas de conservar e proteger os produtos, as embalagens reforçam a relação entre as empresas e os seus consumidores, fortalecendo a confiança mútua e impulsionando as vendas nas gôndolas”, explica Ludger Tamaoki, CEO da Brainbox Design for Business.
Até o momento, grandes objetivos foram alcançados: aumento da percepção de valor agregado por meio das embalagens; entrada da Frimesa nas maiores redes de varejo; melhor identificação da marca Frimesa no PDV e aumento de vendas em diversos produtos.