A foodtech Liv Up iniciou recentemente a comercialização de uma nova categoria de refeições prontas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A linha Pratos Prontos Caseiros foi lançada a partir de insights do próprio consumidor, recolhidos no site e no app da Liv Up, durante a adaptação das pessoas à nova realidade de uma rotina de trabalho em casa. Por serem montadas em embalagens únicas, a novidade traz uma solução que não gera nenhuma louça para lavar, entregando ainda mais praticidade, além de sabores com tempero caseiro que remetem à rotina.
As embalagens individuais a vácuo foram desenvolvidas pela Sealed Air com a marca Cryovac. A tecnologia da embalagem, batizada de Simple Steps, atende aos novos hábitos de consumo. O sistema de proteção da embalagem é criado a partir de uma bandeja rígida de alta barreira e com tecnologia a vácuo “skin”, que protege o interior dos alimentos, removendo todo o ar e fornecendo uma película protetora firme sobre o produto, eliminando, assim, espaços e permitindo melhor experiência visual e maior atratividade nas gôndolas.
Com essa embalagem a refeição pronta ganha mais tempo de vida útil (shelf life) na prateleira, aprimorando a apresentação do produto e garantindo uma maior qualidade e frescor. “Sabemos que um dos maiores problemas hoje na cadeia do varejo alimentar é o desperdício de alimentos. Por esta razão, investimos fortemente em soluções inovadoras que reduzem perdas e trazem benefícios econômicos e sustentáveis para produtores, varejo e consumidores”, comenta Leonardo Hirschmann, coordenador de Soluções para o Varejo da Sealed Air para América Latina.
A tecnologia de Simple Steps permite que a disposição dos alimentos na bandeja se mantenha a mesma do preparo até o consumo, sem movimentação dos itens e prejuízo na apresentação. O produto pode ser aquecido no micro-ondas e servido na própria bandeja, que tem o sistema abre-fácil. A embalagem também apresenta um sistema self-venting, em que o consumidor não precisa fazer furos para aquecer a refeição. “A tecnologia possibilita que os produtores ofereçam uma solução de refeição fresca, mais parecida com a que preparamos em nossas casas, em três passos simples: aquecer, abrir e consumir”, explica o executivo.
O sistema a vácuo também permite que o prato pronto seja exposto na prateleira de forma vertical, otimizando espaço na loja. “A otimização do espaço é um dos fatores cruciais tanto para as operações em lojas menores, como para a dinâmica do e-commerce, formatos de varejo que atualmente só crescem no país”, ressalta Leonardo.